Fake News: a natureza do discurso da (des)informação
27 de novembro de 2018

Inscrições gratuitas!

Com apresentação de trabalho até dia 11/11/2018
Sem apresentação de trabalho até dia 26/11/2018

Informações somente por e-mail: dimepuc@yahoo.com.br

Clique aqui para visualizar a programação completa.

Participe!

 



Língua Portuguesa





CONFERÊNCIA:

COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DO CURSO DE LETRAS

Iniciativa do NELPOC (Núcleo Extensionista Língua Portuguesa para a Comunidade) Madre Olívia - IP-PUC-SP

Data: 13/06/2017 
Horário:  19:00h às 22:00h
Local: 100A 1º Andar do Edificio Reitor Bandeira de Melo
Titulo de Conferência: Comemoração dos 80 Anos do curso de Letras
Professores responsáveis: Profª Drª Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos, Profª Drª Regina Célia Pagliuchi da Silveira, Profª Drª  Marilena Zanon, Profª Drª  Nancy dos Santos Casagrande, Prof. Dr. Rodrigo Maia.

Objetivos

Promover o curso de Letras, enfatizando a sua trajetória de 80 anos.
Tendo sido o curso de Letras da PUCSP, um dos primeiros fundados em SP, e tendo tido uma posição de destaque, durante seus oitenta anos de existência, junto à comunidade acadêmica nacional e internacional, justifica-se o presente evento. 

A quem se destina

Alunos de Graduação e Pós-Graduação da área de Letras e áreas afins.

Programação Completa

O evento constará de uma mesa para a comemoração dos 80 anos do Curso de Letras, e será composta pelas Professores da casa: Drª Regina Célia Pagliuchi da Silveira (Deptº de Português - FAFICLA -PUCSP), Drª Cida Junqueira (DeptºArte - FAFICLA) e pela Conferencista externa Drª Diana Luz Pessoa de Barros (FFLCH - USP e CCL - UPM).

Informações com Bruna Sobral (Secretária IP-PUC/SP): (11) 3862-7640 / 3801-4555
E-mail: ippucsp@pucsp.br
Site do IP-PUCSP: http://www.ippucsp.org.br/ 
 
Vinculação: Instituto de Pesquisas Linguísticas Sedes Sapientiae para estudos de Português (IP-PUC/SP)

Coordenação: Profª Drª Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos




Oficina:

O Acordo Ortográfico do Português no Brasil.

Iniciativa do NELPOC (Núcleo Extensionista Língua Portuguesa para a Comunidade) Madre Olívia - IP-PUC-SP

Data: 27/08/2016
Horário: 8h às 12h.
Local: Sala 138

Título da oficina: O ACORDO ORTOGRÁFICO DO PORTUGUÊS NO BRASIL
Professores responsáveis: Profa. Cida Simka, Prof. Dr. João Hilton Sayeg-Siqueira, Prof. Me. Roberto Melo Mesquita (IP-PUC/SP) e Prof. Me. Sérgio Simka)

Objetivos

Oficina que se propõe a apresentar a história das reformas e dos acordos da nossa ortografia, a trazer exercícios com o objetivo de sistematizar os conhecimentos antes e após o acordo e a inovar, ao expor seis atividades ancoradas na ludicidade, para que a aprendizagem acerca das novas regras aconteça de forma significativa, prazerosa e inesquecível.

A quem se destina
Professores de Língua Portuguesa de Ensino Fundamental II e Médio, e interessados pelo Acordo Ortográfico no Português do Brasil.

Metodologia
Divide-se, a oficina, em duas partes:

  • Introdução, de forma expositiva (apresentação da história e das mudanças da ortografia com propostas de atividades) e dialogada (discussões das sugestões);
  • Realização, com aplicação de exercícios, ancorados na ludicidade, para que a aprendizagem acerca das novas regras aconteça de forma significativa, prazerosa e inesquecível.

Inscrições com Bruna Sobral (Secretária IP-PUC/SP): (11) 3862-7640 / 3801-4555 ippucsp@pucsp.br
Site do IP: http://www.ippucsp.org.br/
Vinculação: Instituto de Pesquisas Linguísticas Sedes Sapientiae para estudos de Português (IP-PUC/SP)
Coordenação: Profa. Dra. Neusa Bastos
Responsáveis: Profa. Cida Simka, Prof. Dr. João Hilton Sayeg-Siqueira, Prof. Me. Roberto Melo Mesquita (IP-PUC/SP) e Prof. Me. Sérgio Simka)

Minicurrículos dos Professores Responsáveis:

Cida Simka
Licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro “Ética como substantivo concreto” (Wak Editora, 2014).

João Hilton Sayeg-Siqueira
Vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduação em Letras (Português) pela PUC-SP (1973). Mestrado em Língua Portuguesa pela PUC-SP (1980). Doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986). Doctor Honoris Causa de Iberoamerica pelo Consejo Ibero-americano em Honor a La Calidade Educativa, instituição chancelada pela Cátedra UNESCO (2007). Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Experiência
na área de Letras, com ênfase em Redação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, ensino da Língua Portuguesa, discurso, cognição e redação.

Roberto Melo Mesquita
Professor de Português e de Latim. Pedagogo. Pesquisador. Mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Autor de livros educativos e tem mais de 70 títulos publicados pela editora Saraiva, dentre os quais se destacam: Gramática da Língua Portuguesa (11ª. edição, 2014) e Gramática Pedagógica (30ª. edição, 2009). Lecionou no Colégio N. S. do Carmo, no Colégio São Judas Tadeu, no Colégio Arquidiocesano, no Ginásio Estadual de Vila Ré e em várias universidades, entre as quais a PUC-SP e a UNIP. Membro do Grupo de Pesquisa de Historiografia da Língua Portuguesa (GPeHLP) e do Grupo de Pesquisas em Educação Linguística (GPEDULING) do IP-PUC/SP.

Sérgio Simka
Mestre e doutorando em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor universitário desde 1999. Autor de mais de quatro dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infanto-juvenil. Experiência na área de Letras, com ênfase em Redação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, ensino da Língua Portuguesa, Português do Bem, redação e metodologia motivacional-criativa.

Vinculação:
Instituto de Pesquisas Linguísticas Sedes Sapientiae para estudos de Português (IP-PUC/SP)
Coordenação: Profª Drª Neusa Oliveira Barbosa Bastos

 






ATENÇÃO

16ºCONGRIP/7ºCOINLUS
Confira a Programação do 16º CONGRIP/7º COINLUS,
clicando abaixo ou na barra lateral



Programação, Valores e Inscrições
PRAZO AMPLIADO PARA INSCRIÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO - 11/04/2016


Encerramento do curso sobre Lusofonia, que foi ministrado pelo Prof. Catedrático Armando Jorge Lopes no IP-PUC/SP, no âmbito do Projeto EAE/CAPES (Escola de Altos Estudos), realizado pelas Professoras Doutoras Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos, Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos e Sueli Cristina Marquesi.

   




Discussões lusófonas com o Prof. Catedrático Armando Jorge Lopes no IP-PUC/SP.

   

A iniciativa é do NELPOC (Núcleo Extensionista Língua Portuguesa para a Comunidade)
Madre Olívia - IP-PUC-SP

Oficina: Desenvolvendo a Leitura por meio da Análise do Discurso
Título da oficina: Desenvolvendo a Leitura por meio da Análise do Discurso
Professores responsáveis: Prof. Me. Victor Hugo Vasconcellos e Prof. Me. Victor Costa (IP-PUC/SP)

Objetivos

Revisar e discutir alguns conceitos da Análise do Discurso de Linha Francesa que sejam pertinentes para a leitura proficiente e crítica. Posteriormente, promover exercícios de leitura para aplicar esses conceitos a fim de aprimorar a leitura crítica de textos dos mais diversos gêneros. Sugestões de atividades para os professores trabalharem com seus alunos.

A quem se destina

Professores de Língua Portuguesa de Ensino Fundamental II e Médio, e interessados pela

Análise do Discurso.

Metodologia
Divide-se, a oficina, em duas partes: Introdução, com aula expositiva (apresentação de conceitos da AD, propostas de atividades), dialogada (discussões das sugestões);
Realização de exercícios de leitura, aplicando os conceitos apresentados e as ideias discutidas para a montagem de um plano de trabalho.

Inscrições com Bruna Sobral (Secretária IP-PUC/SP): (11) 3862-7640 / 3801-4555 ippucsp@pucsp.br
Site do IP: http://www.ippucsp.org.br/
Vinculação: Instituto de Pesquisas Linguísticas Sedes Sapientiae para estudos de Português (IP-PUC/SP)
Coordenação: Profa. Dra. Neusa Bastos
Responsáveis: Prof. Me. Victor Hugo Vasconcellos e Prof. Me. Victor Costa (IP-PUC/SP)

Minicurrículos dos Professores Responsáveis:

Victor Hugo da Silva Vasconcellos
Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015) e pesquisador do grupo Cultura e Identidade Linguística na Lusofonia, do NEL-Mackenzie. Possui Licenciatura Plena em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em Descrição de Língua e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura, Discurso Religioso, Discurso Literário e Discurso Amoroso.

Victor Matheus da Costa
Mestre em Língua Portuguesa (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e aluno-pesquisador nos grupos: Historiografia da Língua Portuguesa e Educação Linguística, ambos do IP-PUC/SP; Cultura e Identidade Linguística na Lusofonia, do NEL-Mackenzie. Graduado em Letras, com habilitações em Bacharelado com Ênfase em Edição (2011) e Licenciatura Plena em Português/Inglês (2010), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa e Teoria e Análise Linguística, trabalhando principalmente com produção textual e ensino de gramática. Entre os temas de interesse, estão: vertentes linguísticas atuais, concepções linguísticas e educacionais contemporâneas, discurso, multidisciplinaridade, leitura/escrita em mídias digitais, artes e educação.

Vinculação:

Instituto de Pesquisas Linguísticas Sedes Sapientiae para estudos de Português (IP-PUC/SP)

Coordenação: Profª Drª Neusa Oliveira Barbosa Bastos

Data e horário: 17 de Outubro de 2015, das 8h às 12h.

Local: A definir


Oficina: Organização e criticidade nos gêneros acadêmicos: resumo e resenha

Iniciativa do NEELP (Núcleo Extensionista Ensino de Língua Portuguesa) Madre Olívia - IP-PUC-SP

Título da oficina:
Organização e criticidade nos gêneros acadêmicos: resumo e resenha

Professores responsáveis: Prof.ª Me. Giovana Flávia de Oliveira e Prof. Me.Valter Zotto de Andrade

Objetivos:
Destacar a importância dos gêneros acadêmicos resumo e resenha nos ensinos básico e superior; Refletir sobre as características desses dois gêneros textuais; Propor atividades para o ensino desses dois gêneros em sala de aula. Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio interessados na compreensão mais elaborada desses dois gêneros textuais.

Público-alvo:
Professores dos ensinos fundamental e médio e interessados em se aprofundar na compreensão dos gêneros textuais: resumo e resenha.

Metodologia:
A oficina se comporá de exposição de conceitos teóricos a respeito do resumo e da resenha, bem como serão propostas atividades práticas em que se aplicam esses conceitos.

Programa:
Pressupostos teóricos relacionados ao resumo e resenha;
Exemplos e análise dos gêneros resumo e resenha;
Produção dos gêneros em discussão.

Minicurrículos dos Professores Responsáveis:

Giovana Flávia de Oliveira, possui graduação em Letras pelas Faculdades Integradas Módulo (2000), especialização em Leitura e Produção de Textos pela Universidade de Taubaté (2002), especialização em Língua Portuguesa e Literatura Infanto-juvenil pelo Instituto Superior da América Latina (2005), especialização em Educação em Ambientes Virtuais (2010) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2007). Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa da rede pública municipal de São Sebastião e aluna do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa (doutorado) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Leitura e Produção de Texto, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação do leitor e produção de textos.

Valter Zotto de Andrade, graduado em Letras pela Universidade Tuiuti do Paraná (1985). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela UFPR (2000) e Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007). É doutorando em Língua Portuguesa na PUCSP - linha de pesquisa: Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa. Desenvolve estudos sobre a escrita acadêmica no ensino superior. É integrante do Grupo de Pesquisa intitulado: Ensino de língua portuguesa para fins específicos, na PUCSP. Tem experiência em Ensino Básico e Superior. Atualmente, dedica-se também ao ensino de língua portuguesa para estrangeiros.

Vinculação:
Instituto de Pesquisas Linguísticas Sedes Sapientiae para estudos de Português (IP-PUC/SP)

Coordenação: Profª Drª Sueli Cristina Marquesi

Data e horário: a definir.

Local: a confirmar


OFICINA – Leitura, escrita em diálogo: o texto argumentativo no Ensino Médio

Iniciativa do NEELP (Núcleo Extensionista Ensino de Língua Portuguesa) Madre Olívia - IP-PUC-SP

Professores Responsáveis:

  • Fátima Aparecida Sousa (Dra. em Língua Portuguesa)
  • Giovana Flávia de Oliveira (Doutoranda em Língua Portuguesa)
  • Luciana Mirábile (Doutoranda em Língua Portuguesa)
  • Sílvia Albert Bachur (Doutoranda em Língua Portuguesa)
  • Valter Zotto Andrade (Doutorando em Língua Portuguesa)

Título da Oficina: Leitura, escrita em diálogo: o texto argumentativo no Ensino Médio

Objetivos:
a) refletir sobre as relações entre leitura e produção textual no Ensino Médio;
b) sistematizar aspectos da Linguística Textual (LT) que subsidiem a prática do professor de Língua Portuguesa quanto ao trabalho com leitura e produção de textos argumentativos;
c) desenvolver propostas de atividades que possam auxiliar o professor no encaminhamento da produção escrita.

Público-alvo: Professores do Ensino Médio interessados nos estudos do Texto Argumentativo.

Metodologia: A Oficina divide-se em duas partes:

  • apresentação de aspectos teóricos referentes à Linguística Textual e à Argumentação (conceitos, propostas metodológicas);
  • elaboração de proposta de atividade que envolva leitura, escrita e produção de sentido a partir dos aspectos teóricos abordados na Oficina.

Programa: As atividades contemplam os seguintes tópicos:

  1. Leitura, escrita e sentido: aspectos cognitivos sociointeracionais da argumentação.
  2. Gêneros e tipos textuais no Ensino Médio.
  3. Sequências argumentativas.
  4. Textos argumentativos: uma proposta de aplicação.

Vinculação: Instituto de Pesquisas Linguísticas Sedes Sapientiae para estudos de Português (IP-PUC/SP).

Coordenação: Profª Drª Sueli Cristina Marquesi.

Data: a definir

Horário: a definir

Local: sala 76


 

A iniciativa é do NELPOC
(Núcleo Extensionista Língua Portuguesa para a Comunidade)
Madre Olívia - IP-PUC-SP

Oficina: Gramática do professor e do aluno

Título da oficina: Organização e criticidade nos gêneros acadêmicos: resumo e resenha

Professores responsáveis: Victor Hugo Vasconcellos e Prof. Me. Victor Costa (IP-PUC/SP)

Objetivos
Revisar e discutir a análise sintática dos períodos simples e composto. Posteriormente, apresentar lista de exercícios e a didática para desenvolver o conteúdo em sala de aula.

A quem se destina
Professores de língua portuguesa de Ensino Fundamental II e Médio e interessados pela gramática.

Metodologia
Divide-se, a oficina, em duas partes: Introdução, com aula expositiva (apresentação de conceitos, propostas de atividades), dialogada (discussões das sugestões); Realização de exercícios, aplicando os conceitos apresentados as ideias discutidas para a montagem de um plano de trabalho.

Programa
Análise sintática
Análise morfológica
Períodos simples e compostos
Exercícios de fixação
Metodologias de ensino

Minicurrículos dos Professores Responsáveis:

Victor Hugo da Silva Vasconcellos
Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015) e pesquisador do grupo Cultura e Identidade Linguística na Lusofonia, do NEL-Mackenzie. Possui Licenciatura Plena em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em Descrição de Língua e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura, Discurso Religioso, Discurso Literário e Discurso Amoroso.

Victor Costa (Mestre PUC-SP), Mestre em Língua Portuguesa (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e aluno-pesquisador nos grupos: Historiografia da Língua Portuguesa e Educação Linguística, ambos do IP-PUC/SP; Cultura e Identidade Linguística na Lusofonia, do NEL-Mackenzie. Graduado em Letras, com habilitações em Bacharelado com Ênfase em Edição (2011) e Licenciatura Plena em Português/Inglês (2010), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa e Teoria e Análise Linguística, trabalhando principalmente com produção textual e ensino de gramática. Entre os temas de interesse, estão: vertentes linguísticas atuais, concepções linguísticas e educacionais contemporâneas, discurso, multidisciplinaridade, leitura/escrita em mídias digitais, artes e educação.

Vinculação:
Instituto de Pesquisas Linguísticas Sedes Sapientiae para estudos de Português (IP-PUC/SP)

Coordenação: Profª Drª Neusa Oliveira Barbosa Bastos

Data e horário:
26 de setembro de 2015, das 8h às 12h.

Local: sala 223



Mais uma vez, convidados e participantes do Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e Congresso Internacional de Lusofonia elogiaram o evento, mencionando a excelente qualidade dos trabalhos apresentados e o envolvimento dos participantes nas sessões de trabalho com perguntas e emissão de críticas e sugestões.

Ainda se mencionou que a equipe merece destaque pela dedicação e pela competência: professores e alunos muito atenciosos com os convidados e com os participantes.

Louvou-se também a publicação - sempre garantida - dos trabalhos do Congresso anterior e solicitou-se a continuidade do evento bienalmente como tem acontecido.

Para visualizar as fotos, clique aqui.


TRABALHANDO COM E-BOOKS EM SALA DE AULA (BÁSICO)

Inicativa do NELPOC (Núcleo Extensionista de Língua Portuguesa para a Comunidade) – do IP-PUC-SP

Professor Responsável: Victor Costa (Mestrando PUC-SP), Mestre em Língua Portuguesa (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e aluno-pesquisador nos grupos: Historiografia da Língua Portuguesa e Educação Linguística, ambos do IP-PUC/SP; Cultura e Identidade Linguística na Lusofonia, do NEL-Mackenzie. Graduado em Letras, com habilitações em Bacharelado com Ênfase em Edição (2011) e Licenciatura Plena em Português/Inglês (2010), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa e Teoria e Análise Linguística, trabalhando principalmente com produção textual e ensino de gramática. Entre os temas de interesse, estão: vertentes linguísticas atuais, concepções linguísticas e educacionais contemporâneas, discurso, multidisciplinaridade, leitura/escrita em mídias digitais, artes e educação.

Título da Oficina:

Trabalhando com livros digitais em sala de aula (Introdução)

Objetivos:
apresentar os conceitos dos livros e dispositivos digitais; estabelecer uma familiarização entre os usuários e essas novas tecnologias; propor atividades que aproveitem de maneira interessante as possibilidades dos livros em mídias digitais.

Público-alvo:

Professores de Ensino Fundamental II e Médio pouco familiarizados com livros digitais e interessados em novas técnicas e práticas.

Metodologia:
Divide-se, a aficina, em duas partes: Introdução, com aula expositiva (apresentação de conceitos, propostas de atividades), dialogada (discussões das sugestões); Realização de exercícios, aplicando os conceitos apresentados as ideias discutidas para a montagem de um plano de trabalho.

Programa:
O Workshop contempla os seguintes tópicos:
Pressupostos básicos do letramento digital Conceitos básicos das mídias digitais Peculiaridades/generalidades dos livros digitais O trabalho com Dispositivos (smartphones, tablets e computadores) e aplicativos (Kindle) mais atuais e produtivos Didática/metodologia de ensino e comportamentos contemporâneos

Vinculação:
Instituto de Pesquisas Linguísticas Sedes Sapientiae para estudos de Português (IP-PUC/SP)

Coordenação: Profª Drª Neusa Bastos

Data: 09 de Maio de 2015

Horário: das 8h às 12h

Local: sala 76


OFICINA DE ORTOGRAFIA - 2014

Iniciativa do NELPOC (Núcleo Extensionista de Língua Portuguesa para a Comunidade) – do IP-PUC/SP

Professor Responsável: Roberto Melo Mesquita, mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, autor de vários livros publicados pela editora Saraiva. Professor de Português e Latim, licenciado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, lecionou em escolas particulares e públicas de São Paulo e em várias universidades, entre as quais a PUC-SP e a UNIP. É sócio da ABRALE (Associação Brasileira dos autores de Livros Educativos), da qual já foi vice-presidente. Membro da UBE (União Brasileira dos Escritores). Membro do Grupo de Pesquisas em Historiografia da Língua Portuguesa (GPeHLP) do IP-PUC-SP. Membro do Grupo de Pesquisas em Educação Linguística (GPEDULING) do IP-PUC-SP.

Título da Oficina:

O recente Acordo Ortográfico e a repercussão na nossa ortografia Descrição da Oficina:

As novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entraram em vigor desde o dia 01 de janeiro de 2009. Oito países, em que o português é língua oficial, precisaram ajustar sua gramática às novas regras, que têm como objetivo unificar as diferentes grafias. No Brasil, as principais mudanças serão a eliminação definitiva de alguns acentos e do trema, além da adoção de novas regras para o hífen. Vale lembrar que esta é a quinta reforma por que passa a ortografia da língua portuguesa. As regras ortográficas atuais continuarão sendo aceitas até dezembro de 2015, salvo exceções já mencionadas.

Data e horário:
12 de Abril de 2014 - das 8h às 12h

Local: Sala 230 (2º andar do Prédio Novo da PUC)


OFICINAS NEELP

Professor Responsável: João Gomes da Silva Neto: Doutor em Educação pela UFRN e Pós-Doutor pela PUC-SP, professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN, orientador e pesquisador em temas relacionados com língua, texto, discurso e ensino.

Título da Oficina:

"A escrita do artigo científico" (I e II)

Estas oficinas têm por objetivo promover a reflexão sobre o artigo científico, com base em aspectos linguístico-textuais e discursivos que caracterizam o gênero. Na primeira oficina, considerando-se as especificidades desse gênero, a escrita será explorada na perspectiva da gramática dos usos (registro acadêmico) e da linguística de texto (princípios de construção textual do sentido). Na segunda, a ênfase será nos aspectos composicionais do artigo (o plano do texto e o encadeamento expositivo-argumentativo). Será dada uma especial atenção ao posicionamento enunciativo autoral no que diz respeito ao registro adequado de citações (os modalizadores e as normas da ABNT). A metodologia prevê a análise (coletiva) de artigos científicos e a redação de planos (individuais) de artigos, na área de ensino-aprendizagem de língua portuguesa.

Oficina I
07 de dezembro de 2013
Horário: Das 8h às 12h
Local: Setor de aulas II, sala B-4, UFRN, campus central, Natal-RN


Oficina II
14 de dezembro de 2013
Horário: Das 8h às 12h
Local: Setor de aulas II, sala B-4, UFRN, campus central, Natal-RN


OFICINA - Ensino e aprendizagem da escrita na escola básica: a motivação poética

Iniciativa do NEELP (Núcleo Extensionista Ensino de Língua Portuguesa Madre
Olívia) – do IP-PUC/SP

Coordenadora: Profa. Dra. Sueli Cristina Marquesi

Objetivo da Oficina:

 

Esta oficina tem por objetivo apresentar o estado da arte do ensino e da aprendizagem da produção escrita na escola (Ensino fundamental I e II), refletindo sobre alguns princípios norteadores do trabalho com a produção escrita numa perspectiva sociocognitiva e interacional. Tendo em vista a prática da sala de aula, a oficina tem como proposta teórico-metodológica incentivar o trabalho com poemas e com a linguagem poética como estratégia para o desenvolvimento da proficiência escritora dos alunos.

Professora:

Silvia Albert Bachur, doutoranda e mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, pesquisadora e membro do IP-PUC/SP; coordenadora dos cursos de Letras Português/Inglês e Português/Espanhol, na modalidade a distância, da Universidade Cruzeiro do Sul e da Universidade Cidade de São Paulo –UNICID; professora tutora do Curso da Leitura para Redação, on-line, em nível de extensão da COGEAE-PUC/SP (IP-PUCSP) e professora do ensino fundamental II, na rede particular em São Paulo.

Data:
26 de novembro, das 10 às 12h.

Local:
Rua Ministro Godói, 969 - São Paulo - SP - 3º andar - sala 334



OFICINA - Redação do SARESP: dos critérios de correção para o ensino da escrita

Iniciativa do NEELP (Núcleo Extensionista Ensino de Língua Portuguesa Madre
Olívia) – do IP-PUC/SP

Coordenadora: Profa. Dra. Sueli Cristina Marquesi

Professor Hélio Rodrigues Júnior, doutorando e mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, pesquisador e membro do IP-PUC/SP, professor adjunto na UNIBR - Faculdade de São Vicente e professor titular de cargo em Língua Portuguesa da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Temário: o processo da escrita, às vistas de uma planificação textual, a partir dos critérios de correção do SARESP. Para tanto, abordaremos procedimentos teórico-metodológicos para o ensino da produção textual, a referenciação, a progressão temática, os critérios de textualização e a reescrita/retextualização.

Data: 14 de novembro, das 16 às 19h.
Local: Faculdade de São Vicente – UNIBR.
Público-alvo: professores de língua portuguesa da rede pública.
Patrocínio: Núcleo Extensionista Ensino de Língua Portuguesa (NEELP) – Madre Olívia – do IP-PUC/SP

OUTRO EVENTO BEM SUCEDIDO!
Oficina: Reforma Ortográfica: O que muda para a sociedade brasileira?
Clique aqui para ver os slides | Fotos



Clique aqui para ter acesso aos slides das oficinas

 




TEMÁRIO: Língua Portuguesa e Lusofonia: das tradições quinhentistas à infotecnologia do século XXI

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 26 a 28 de abril de 2012

LOCAL: PUC/SP

REALIZAÇÃO: IP-PUC/SP - Instituto de Pesquisas Linguísticas "Sedes Sapientiae" para Estudos de Português - PUC/SP
Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC/SP
Faculdade de Filosofia, Comunicação Letras e Artes da PUC/SP

Co-Realização: SINPRO/SP

 

clique aqui para informações do 13º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa

 




global
 

OFICINAS NEELP

Professor Responsável: João Gomes da Silva Neto: Doutor em Educação pela UFRN e Pós-Doutor pela PUC-SP, professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN, orientador e pesquisador em temas relacionados com língua, texto, discurso e ensino.

Título da Oficina:

“A escrita do artigo científico” (I e II)

Estas oficinas têm por objetivo promover a reflexão sobre o artigo científico, com base em aspectos linguístico-textuais e discursivos que caracterizam o gênero. Na primeira oficina, considerando-se as especificidades desse gênero, a escrita será explorada na perspectiva da gramática dos usos (registro acadêmico) e da linguística de texto (princípios de construção textual do sentido). Na segunda, a ênfase será nos aspectos composicionais do artigo (o plano do texto e o encadeamento expositivo-argumentativo). Será dada uma especial atenção ao posicionamento enunciativo autoral no que diz respeito ao registro adequado de citações (os modalizadores e as normas da ABNT). A metodologia prevê a análise (coletiva) de artigos científicos e a redação de planos (individuais) de artigos, na área de ensino-aprendizagem de língua portuguesa.

Oficina I
07 de dezembro de 2013
Horário: Das 8h às 12h
Local: Setor de aulas II, sala B-4, UFRN, campus central, Natal-RN


Oficina II
14 de dezembro de 2013
Horário: Das 8h às 12h
Local: Setor de aulas II, sala B-4, UFRN, campus central, Natal-RN



 











As atividades realizadas em 2012 foram muito bem sucedidas, pois contaram com a sua presença, professor.

Também em 2013, contamos com a sua ação efetiva, como sempre.