RELATO DE EXPERIÊNCIA – PROJETO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA : MEIO AMBIENTE – PRESERVAR É PRECISO
Aline Vieira de Oliveira Couto (PET- Letras – UFPE)


O presente relato é resultado do estágio curricular de regência de uma turma de ensino médio na área de língua portuguesa. O citado estágio é parte integrante da disciplina Prática de Ensino de Português 2, do curso de Letras da Universidade Federal de Pernambuco, ministrada pela Profª Drª Lívia Suassuna. Entre os teóricos que embasam este trabalho encontram-se: Britto (2006) e Possenti (1997), que tratam sobre a prática docente em língua portuguesa, além de Faria (2001), Bronckart (2003) e Bezerra (2005), nos quais nos baseamos para utilização de diferentes metodologias para o ensino de língua portuguesa. A experiência foi vivenciada na Escola Estadual Prof. Alfredo Freyre, localizada no município de Recife (PE). O ponto de partida foi a observação do grupo-classe, com vistas ao diagnóstico das principais necessidades dos alunos. Através de um questionário, percebemos o seu interesse pelo tema “meio ambiente”. Assim, elaboramos um projeto didático utilizando diferentes gêneros textuais acerca dessa temática, a fim de levar os alunos a uma reflexão aprofundada acerca de problemas e situações reais. Os gêneros selecionados foram reportagem, carta do leitor e cartaz educativo, em torno dos quais desenvolvemos atividades de leitura, escrita, oralidade e análise linguística. O estágio nos possibilitou refletir sobre o quanto são importantes e produtivos o planejamento e a observação das reais necessidades dos alunos na nossa prática pedagógica.