PROJETO NÚCLEO EXTENSIONISTA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (NEELP)

Coordenadora: Profa. Dra. Sueli Cristina Marquesi

Pesquisadores:
Profa. Dra. Sueli Cristina Marquesi
Profa. Dra. Ana Lucia Tinoco Cabral -altinoco@terra.com.br
Profa. Dra. Neusa Maria O. B. Bastos - nmbastos@terra.com.br
Silvia A. B. Albert (Mestre – egressa do Programa de Estudos Pós-Graduados em LPO) - silviaalbert@osite.com.br
Rubens Alexandre Vieira (Mestre – egresso do Programa de Estudos Pós-Graduados em LPO) - alexandre.rubens@pop.com.br - rubensalexandre@uninove.edu.br

Estudantes:
Adriana Alves Farias Lima (ME) - adriana.alves.farias@terra.com.br
Cheila Bragadin (ME) - cheilabragadin@bol.com.br
Fátima Aparecida de Souza Maruci (DO) - famaruci@yahoo.com.br
Hélio Rodrigues Júnior (ME) - h_rodrigues_junior@uol.com.br
Maria da Penha Brandim de Lima (DO) - pbrandim@ig.com.br - brandim68@hotmail.com
Nelci Vieira Lima (ME)
Rubens Alexandre Vieira (ME) - nevieira@gmail.com
Viviane Dias dos Santos (ME) - vivi_lit@hotmail.com

O trabalho do NEELP-IPPUCSP está relacionado, de maneira geral, às seções que agregam atividades de extensão intra e extra-muros (cf. Plano IP) e, de maneira específica, à  coordenação de projetos de extensão relacionados a resultados de pesquisas sobre o Ensino de Língua Portuguesa para Fins Específicos.
Neste sentido, o NEELP, coordenador pela Profa. Dra. Sueli Cristina Marquesi, coordenadora acadêmica do IP, tem sua origem em resultados de investigações realizadas pelo Grupo de Pesquisa “Ensino de Língua Portuguesa para Fins Específicos”, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, e define-se pela atuação em projetos de extensão destinados ao Ensino de Língua Portuguesa, nas modalidades
presencial e a distância, tanto para o ensino fundamental, médio e superior, quanto para a formação continuada.

As atividades propostas para o biênio 2009-2010, seguindo as diretrizes da coordenação geral do IP e seu Plano de Trabalho, são as seguintes:

  1. Estudos teóricos para subsidiar projeto de extensão destinado ao apoio à escola pública.
  2. Projeto de extensão desenvolvido destinado ao apoio à escola pública, no que se refere à superação de dificuldades de professores para o ensino da escrita. O projeto em andamento envolve três pesquisadores doutores (um deles esta coordenadora), dois mestres (egressos do Programa e professores do Ensino Fundamental e Médio), dois doutorandos e três mestrandos (todos professores da Rede Estadual de Ensino), que se dedicam, no momento, à análise de redações produzidas por alunos que se submeteram aos exames do SARESP e apresentaram resultados abaixo da média. O corpus em estudo foi levantado em escolas de cinco Diretorias Regionais de Ensino: uma de São Paulo (Sul – Jabaquara); uma da Grande São Paulo (Itaquaquecetuba); uma do litoral (Santos) e duas do interior (Jundiaí e Votorantim). A próxima etapa prevê a discussão com professores dessas Diretorias Regionais sobre as análises realizadas, tendo em vista o desenvolvimento de estratégias para o ensino da escrita.
  3. Preparação de projeto relacionado ao tema “Leitura, cidadania e formação de leitores para uma sociedade sustentável”, a ser discutido com a Vice-reitoria e a Assessoria da Pró-reitoria Comunitária da PUCSP, para compor o projeto “PUC Sustentável”. Este projeto, se aprovado, será desenvolvido pelo NEELP, em 2010.
  4. Análise e discussão de problemas relacionados à formação continuada a distância, provenientes dos cursos de extensão promovidos pelo IP, também sob coordenação da Profa. Dra. Sueli Cristina Marquesi, ministrados pela COGEAE- PUCSP, tendo em vista o aprimoramento da metodologia adotada e a oferta de novos cursos.
  5. Produção e coordenação de produção de material didático destinado ao ensino de Língua Portuguesa apoiado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação.
  6. Reuniões mensais do Núcleo Extensionista para discussão e avaliação das atividades em desenvolvimento e para planejamento de novas atividades.
  7. Interlocuções nacionais e internacionais para a organização de eventos científicos (encontros, colóquio e congresso internacional) relacionados ao ensino de Língua Portuguesa.
  8. Oferta de oficinas sobre escrita e leitura destinadas a professores de Língua Portuguesa dos ensinos fundamental e médio.
  9. Estudos para a ampliação do acervo do IP, por meio de novas publicações destinadas ao Ensino de Língua Portuguesa.
  10. Estudos, em conjunto com a coordenação geral do IP, para a elaboração de projeto de informatização (FAPESP) para os serviços de assessoria a professores de português e à ampliação da Rede de Professores de Português associados ao IP.

Seguem-se cronograma de atividades e ata para que entenda o funcionamento do núcleo.

CRONOGRAMA E REUNIÕES DE PESQUISA – 2009 (2º semestre)

Data Tema Atividades
02/06 - Definição do tema do trabalho de pesquisa a ser realizado com professores de escola pública, bem como de tarefas para os pesquisadores envolvidos.  
08/08 - Definição para levantamento de corpus de redação na DRE Itaqua e critérios do SARESP.  
01/09 - Apresentação da proposta de trabalho nas DREs: metodologia do trabalho (projeto piloto com redações de 2008; novas etapas 2009 e 2010).
- Alocação dos pesquisadores nas respectivas DREs.
 
29/09 - Entrega do corpus do piloto à Professora Sueli.  
20/10 - Apresentação ao grupo de três redações analisadas (uma de cada nível).
- Apresentação dos resultados do SARESP por DER (Diretoria de Ensino Regional) .
- Nesse período o grupo também deverá:
• inteirar-se das questões e da estrutura do SARESP.
• elaborar uma prévia para discussão.
 
17/11 - Fechamento de categorias para a análise.  

Reunião – IP – 01/09/2009

Diretorias de Ensino Regionais envolvidas:
DER Itaquaquecetuba – Professora Sueli / Rubens
DER Sul I (Jabaquara) – Neuci
DER Santos – Professora Neusa / Hélio
DER Votorantim – Fátima
DER Jundiaí – Penha
DER Mauá – Viviane
Etapas:
Piloto – Redações do SARESP/2008
1ª fase – SARESP/2009
2ª fase – SARESP/2010
Corpus
Piloto – Redações do SARESP/2008 (30 redações por Diretoria)
Níveis:
10 consideradas boas
10 consideradas medianas
10 consideradas ruins
(utilização dos critérios de correção do SARESP)
Atividades:
- Associar as competências exigidas pelo SARESP à Linguística Textual (LT). De que maneira o arcabouço teórico da LT pode contribuir com a prática do professor de Língua Portuguesa?

CRONOGRAMA DE TRABALHO

29/09/2009
Entrega do corpus à Professora Sueli.

20/10/2009
Apresentação ao grupo de três redações analisadas (uma de cada nível).
Apresentação dos resultados do SARESP por DER (Diretoria de Ensino Regional) .
Nesse período o grupo também deverá:
- inteirar-se das questões e da estrutura do SARESP.
- elaborar uma prévia para discussão.

17/11/2009
Fechamento de categorias para a análise.

Ata da 1ª reunião
Aos dois dias do mês de junho do ano de 2009, em reunião do Grupo de Pesquisa Ensino de Português para Fins Específicos, sob a coordenação da Prof. Drª Sueli Cristina Marquesi, ficou acordado, entre os membros presentes, o escopo do trabalho de pesquisa a ser realizado com professores de escola pública nos próximos meses. Assim, decidiu-se como tema do estudo a abordagem de estratégias de correção de redações do Ensino Médio para o ensino da escrita, tendo como foco as redações propostas por sistemas oficiais de avaliação (SARESP e ENEM). Escolhido o tema, foram estipuladas algumas tarefas para os pesquisadores, como o levantamento dos critérios de correção estabelecidos pelos citados sistemas oficiais de avaliação do rendimento escolar, bem como a elaboração de questionário acerca dos critérios utilizados pelos professores para correção de redações produzidas por alunos de Ensino Médio.

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