LEITURA, ESCRITA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: MATERIAIS DIDÁTICOS PARA AMBIENTES VIRTUAIS.
Sueli Cristina Marquesi - Coordenadora (IP-PUCSP e UNICSUL) - Vanda Maria da Silva Elias (PUC-SP) - Ana Lúcia Tinoco Cabral (UNICSUL e FADISP) - Nilvia Terezinha da Silva Panteleoni (ESEG) - Carlos Augusto Baptista de Andrade (UNICSUL) - Sílvia Augusta de Barros Albert (IP/PUC-SP) - Rubens Alexandre Vieira (IP/PUC-SP e Redes Estadual e Municipal de Ensino SP)

Relacionando resultados obtidos pelo grupo de pesquisa "Ensino de Língua Portuguesa para Fins Específicos" (CNPq – PUC-SP) e o trabalho desenvolvido pelo Núcleo Extensionista Ensino de Língua Portuguesa (IP/PUC-SP), nos últimos dois anos, temos por objetivo, nesta sessão, apresentar objetos de aprendizagem destinados ao ensino de Língua Portuguesa em ambientes virtuais. Nossa abordagem será teórico-metodológica e, para tanto, discutiremos aspectos teóricos da Linguística do Texto que têm fundamentado a criação dos referidos objetos de aprendizagem, bem como aspectos relativos às diferentes práticas em que os mesmos foram utilizados. No que se refere aos aspectos teóricos, orientamo-nos pelo diálogo entre os pressupostos da Lingüística Textual, em sua abordagem sócio-cognitivo-interacional, e da Teoria da Enunciação, em sua vertente relacionada à Análise Interacional do Discurso; no que se refere à avaliação das diferentes situações didáticas de uso, focalizamos aspectos relativos à construção composicional, conteúdo temático e recursos lingüísticos dos textos que compõem os objetos de aprendizagem, e, ainda, recursos tecnológicos, que possibilitam a auto-aprendizagem e construção do conhecimento por parte dos alunos. Ao final das apresentações, proporemos a discussão em torno do desafio que, hoje, constitui o ensino da leitura e  escrita em ambientes virtuais de aprendizagem e, consequentemente, a elaboração de materiais didáticos destinados a essa modalidade de ensino.