ENFOQUE INTERCULTURALISTA NO ENSINO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: EXPRESSÕES LINGUÍSTICAS E IMPLÍCITOS CULTURAIS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS
Regina Célia Pagliuchi da Silveira (PUC-SP) - Aparecida Regina Borges Sellan (PUC-SP) - Valeuska França Cury Martins (PUC-SP)

O fenômeno da globalização propiciou a formação e solidificação de comunidades internacionais tais como, a européia, a do cone norte e a do cone sul americanos. Dessa forma, as políticas lingüísticas e a política de língua passaram a ser objeto de atenção para a melhoria das relações internacionais. Logo, a necessidade de aquisição de novas línguas motivou a pesquisa e o ensino de línguas alvo. No Brasil, ocorre sempre a solicitação de outros países para a indicação de professores do português brasileiro, pois, de forma geral, anteriormente, o ensino de português para falantes de outras línguas privilegiava o português europeu. Como se sabe, o Brasil tem-se fixado no estrangeiro e aprender o português brasileiro tornou-se necessário. O NUPPLE (Núcleo de Pesquisa e Ensino Português Língua Estrangeira ) IP/PUC-SP preocupa-se com a formação de professores especialistas para o ensino do português brasileiro para falantes de outras línguas. De forma geral, nas universidades brasileiras não há, com especificidade, essa licenciatura. Tratar da formação de um professor especialista implica relacionar língua e cultura e, para tanto, propor-se que esse ensino deva ter um enfoque interculturalista de forma a dar ao aluno consciência de sua cultura ao mesmo tempo que adquire uma nova cultura com a aquisição de uma língua alvo. Objetiva-se, portanto, tratar de questões fundamentais e pertinentes tanto para formação teórica quanto metodológica desse professor, relacionando a linguística sistêmica com a gramaticalização, a análise do discurso e as teorias de texto. Expressões lingüísticas do português brasileiro serão focalizadas a partir dos implícitos culturais contidos nelas além de traços culturais identitários do brasileiro que o guiam no uso efetivo de sua língua.