TEXTO E DISCURSO NO PROCESSO DE ENSINO
Elisa Guimarães (UPM – USP)

Este estudo tem por finalidade mostrar a ligação entre as propostas da Linguística Textual e as da Análise do Discurso - propostas aqui encaradas como fontes de valiosos usbsídios para a efetivação do trabalho com o texto e com o discurso em sala de aula.
Trabalha-se com os fenômenos da textualidade e da discursividade vistos como canais de produção e de captação do sentido do texto-discurso. À luz desse arrazoado, tem-se o sentido do texto como resultante da interação entre o significado e a materialidade do significante, enquanto se considera o sentido do discurso como resultante do contexto, do universo de saberes e crenças dos interlocutores. Levam-se esses princípios à sala de aula onde, ao lado de estratégias e exercícios que exploram o componente textual, é de extrema importância familiarizar o aluno com os conceitos e os temas principais da área dos estudos do discurso. Sugerem-se atividades que criam condições para que o aluno trabalhe com a competência discursiva, isto é, venha a conhecer como um texto funciona enquanto unidade pragmática.
Conclui-se : l- não ser possível aquilatar plenamente a noção de texto se não se concebe uma perspectiva contextual discursiva; 2 - a ação pedagógica fundamentad na linguagem enquanto discurso possibilita ao aluno assumir-se enquanto sujeito de sua própria aprendizagem e, ao professor, como seu interlocutor.