LEITURA E PRÁXIS: FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE
Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento (UNESP/UNIFRAN) - Guaraciaba Micheletti USP/UNICSUL) - Maria Valíria Aderson de Mello Vargas (USP/UNICSUL) - Maria Sílvia Olivi Lousada (UNIFRAN)

Embora na relação ensino-aprendizagem o foco das atenções seja o educando, é o professor que primeiro deve ser preparado para a difícil tarefa de despertar no aluno o gosto para a leitura do mundo que o rodeia. Por isso, a constante preocupação com a formação do docente; é ele o sujeito agente do conhecimento. No século passado, em que predominava o ensino conteudístico, o professor conduzia o educando ao saber pelo saber que lhe foi transmitido. Na postura do ensino conteudístico-pragmático atual, o professor conduz o educando às práticas do saber pelas práticas do saber que lhes foram ou são transmitidas, já que o professor tem sempre de se atualizar. Nessa nova práxis educacional, cabe ao professor a tarefa de saber apontar para o aluno atividades que proporcionem situações de aprender a aprender, educando-o também para os fatos inesperados que a vida lhe reserva. Assumir esse novo papel de pesquisador-estudioso demanda para o docente de qualquer disciplina a leitura dos diferentes textos que circulam na nossa sociedade atual. É comum aos estudiosos da linguagem, qualquer que seja a teoria, valorizarem o papel do leitor na construção do sentido do texto. A visão do leitor passivo, como aquele que recebe o texto como um produto em que o significado está pronto, sendo sua tarefa apenas a decodificação dele, é substituída pela visão do leitor ativo, que é capaz de atribuir sentidos ao que lê, avaliando as situações que geraram o sentido no contexto em que o texto está inserido. A partir dessa concepção de leitura que passa a ser entendida como um processo interativo que se desenvolve entre sujeitos, envolvendo conhecimentos não só lingüísticos, mas também de articulações textuais e de mundo, pretendemos discutir a formação continuada do professor, visando colaborar para a formação de um professor-pesquisador crítico que, tendo condições de melhor avaliar o material que vai utilizar na sala de aula, forme  melhor seus alunos.