LÉXICO, TEXTO E DISCURSO NA MÍDIA E NA LITERATURA: A ARGUMENTAÇÃO
André Valente (UERJ/CLUP/FACHA)

Este minicurso pretende demonstrar a importância das escolhas lexicais e da organização textual na construção de textos de natureza argumentativa, tanto no domínio literário quanto no midiático.
Para a consecução dos objetivos propostos, dar-se-á prioridade aos trabalhos de Aristóteles, Perelman, Charaudeau e Othon M. Garcia na fundamentação teórica.
Serão retomadas noções de convencimento e persuasão, auditório particular e universal, estrutura silogística/métodos indutivo e dedutivo, maniqueísmo e dialética, entre outras.
No plano linguístico, serão revistos os operadores argumentativos, com destaque para determinadas opções por conectores específicos.
No plano da organização textual, também serão observadas escolhas lexicais dentre as principais classes de palavras – verbos, substantivos e adjetivos –, com o intuito de ressaltar a relevância delas nas estratégias argumentativas.
O corpus a ser analisado, no campo midiático, será constituído de textos jornalísticos, publicitários, além de charges/cartuns e letras de música. Na esfera literária, serão utilizados textos de Machado de Assis e do Padre Antonio Vieira.