O HUMOR NOSSO DE CADA DIA: UM ESTUDO DO HUMOR NAS PÁGINAS DA IMPRENSA ESCRITA.
Ana Rosa Ferreira Dias (PUC-SP - USP), Elisângela Dias Barbosa, mestranda CAPES/PUC-SP; Losana Hada de Oliveira Prado, doutoranda CAPES / PUC-SP; Luciana Soares da Silva, doutoranda CAPES /PUC-SP; Maísa Silveira Martins, mestre; Márcia de Oliveira Jesus, mestre; Márcio Rogério de Oliveira Cano CNPq/ PUC-SP; Marina Silva e Sandra Falcão da Silva, mestre.

O humor é objeto de investigação em diferentes épocas e em diferentes campos do saber. Seu estudo remonta a textos da Antigüidade, principalmente aos de Platão, Aristóteles, Cícero e Quintiliano. A abrangência de sua discussão se estende, entre outros, ao Campo da Filosofia, da Psicologia, da Psicanálise, da Lingüística, da Antropologia, o que nos permite afirmar que se trata de um tema de abordagem multidisciplinar. A teoria social do riso (Bergson, 2001) aponta que cada sociedade fabrica seu próprio riso, sendo por meio dele que se punem os desvios de comportamentos sociais em relação a um ideal de perfeição estabelecido. Como uma espécie de “trote social”, o riso castiga e surge como uma vingança da sociedade em relação àquele que o motivou. 
A imprensa escrita, responsável pela tarefa de registrar fatos do cotidiano, tem na construção do humor uma importante estratégia para promover a reflexão e a crítica social. Enquanto ato de discurso, o humor resulta da interação entre parceiros da situação de comunicação e revela parâmetros que pautam a vida em sociedade.
Esta sala temática está aberta a discussões sobre as estratégias lingüístico-discursivas que constroem o humor nos diferentes gêneros da imprensa escrita, tais como na crônica, charge, cartum, quadrinhos, notícias, editoriais de moda e comportamento, publicidade, cartas do leitor, entre outros.