O Centro de Pesquisas Lingüísticas "Sedes Sapientiae" para Estudos de Português (CEN-PES) surgiu oficialmente em 1962, como uma forma de ampliação dos enfoques adotados até então para descrição, análise e ensino de Língua Portuguesa.

Até a década de 60, para descrição, análise e ensino de Língua Portuguesa, adotava-se o enfoque filológico e gramatical; com o advento da lingüística no Brasil, novas frentes de pesquisa precisavam ser abertas.

Hoje, adota-se para a descrição, análise e ensino de Língua Portuguesa, um enfoque lingüístico, a partir das perspectivas textual/discursiva e histórica ou historiográfica, considerando-se a relação sistema e uso, estando os doutores ligados ao Instituto concordes com tal procedimento.

De início, o CEN-PES atendia às necessidades da Cadeira de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Sedes Sapientiae". Com o crescimento da PUC-SP e a abertura da Pós-Graduação, começou, na década de 70, também a atender às necessidades do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa . A expansão do CEN-PES se deu paralelamente à da própria Universidade, transformando-se então em Instituto de Pesquisas (IP), em face da uniformização das entidades do gênero pertencentes à PUC-SP.

Atualmente, o IP/PUC-SP é um setor ligado à pesquisa e aos serviços intra e extra-muros da Universidade, com autonomia para atividades de publicações, eventos, atendimentos a professores, estudos orientados, serviços de assessorias, contactos com entidades afins, para que possa ganhar em agilidade, no seu próprio campo, e relativa autonomia para atividades de cursos de extensão e aperfeiçoamento e bolsas de iniciação científica que dependem da aprovação das instâncias acadêmicas da Universidade. Há definidos três núcleos de pesquisa: Português como Língua Estrangeira, O ensino de Língua Portuguesa e a Informática (Ensino à Distância e Uso do Computador no ensino de Língua Materna) e Historiografia da Língua Portuguesa , ligados diretamente às linhas de pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa e às do Departamento de Português, cumprindo-se, assim, o objetivo do Instituto de atender ao anseio de renovação que busca entender melhor os diversos problemas com que se defronta o aprendizado e o ensino de língua materna. Tais Grupos de Pesquisa coordenam, como Núcleos de Extensão, as ações voltadas para a comunidade.

O Instituto é um órgão vinculado diretamente ao Programa de Estudos Pós- Graduados em Língua Portuguesa, envolvendo, nessa perspectiva de pesquisa, no espaço do IP/PUC-SP, alunos e professores da Pós-Graduação em Língua Portuguesa, professores do curso de Língua e Literatura Portuguesas e, através de Bolsas de Iniciação Científica, alunos da Graduação, uma vez que, com a integração do Departamento de Português com o Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, este Instituto tornou-se congregador de seus membros, docentes e discentes, especificamente em atividades de pesquisa e extensão.

Ainda no que se refere à relação de docentes e discentes da Pós-Graduação e da Graduação, faz-se necessário mencionar que os alunos da Graduação, na disciplina de Prática de Ensino de Português, fazem estágio no IP-PUC/SP, auxiliando os Professores pesquisadores da Pós-Graduação na elaboração de material didático-pedagógico para o ensino aprendizagem de Língua Portuguesa, nas mais diferentes situações de ensino.

O IP/PUC-SP procura atuar na linha de uma Universidade Aberta à educação permanente, prestando serviços à comunidade através de publicações, eventos, oficinas, cursos de extensão e aperfeiçoamento, serviço de correspondência, Rede de Professores de Português (REDE-P), Estudo Orientado por Correspondência (ESORC) – à distância e por carta para os que não possuem a ferramenta, Serviço de Assessoria para o Ensino de Língua Materna (SAELP), contactos com associações nacionais e internacionais.