Normas para apresentação de trabalhos nos Anais do 14ºCONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA/5º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA

1 – Os trabalhos deverão ser escritos em Português. Os artigos deverão ter, no mínimo, 08 páginas e, no máximo, 10 páginas.

2 – Configuração dos textos: papel A4, 1,27cm de adentramento de parágrafo, margens esquerda e superior de 3,0cm, direita e inferior de 2,0cm, sem numeração de páginas. Usar o programa Word for Windows.

3 – Os trabalhos deverão ser enviados por e-mail para ippucsp@pucsp.br. Enviar arquivo com os dados do autor (nome do autor e titulação, função e/ou cargo, unidade e departamento, cidade, estado e país, seus endereços eletrônico e residencial e telefones para contato), até dia 31/08/12.

4 – Os textos serão submetidos à Comissão que os avaliará. É dos autores a inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado, inclusive a revisão gramatical e adequação às normas de publicação. Trabalhos não aceitos não serão devolvidos.

5 – Os artigos deverão ter a seguinte estrutura:

5.1- Elementos pré-textuais:

a) Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito, fonte Times New Roman, corpo 12, somente primeira letra em maiúscula em ambos;

b) O nome do autor: duas linhas abaixo do título, alinhado à direita, em maiúsculas somente as iniciais dos nomes;

c) Resumo: três linhas abaixo do nome do autor, escrito na mesma língua do texto. Colocar a palavra RESUMO em caixa alta, seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, de no máximo 5 linhas, dando preferência ao uso de terceira pessoa do singular e voz ativa. Expressar na primeira frase o assunto tratado. Fonte: Times New Roman, corpo 10, para todo o resumo;

d) Palavras-chave: em número de 03 a 05, duas linhas abaixo do resumo. Colocar o termo "Palavras-chave", em caixa baixa, primeira letra em maiúscula. Fonte: Times New Roman, corpo 10. Cada palavra-chave com primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa, separada das demais por ponto e vírgula.

5.2- Elementos textuais:

a) Fonte: Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado ao longo de todo o texto;

b) Espaçamento: simples entre linhas e parágrafos, duplo entre partes do texto (tabelas, ilustrações, citações em destaque, etc.);

c) Citações: no corpo do texto, serão de até 05 linhas, entre aspas duplas. Fonte: Times New Roman corpo 12. Maiores do que 05 linhas, fora do corpo do texto. Fonte: Times New Roman corpo 10, em espaço simples, com recuo de 2,5cm à direita e à esquerda. As referências bibliográficas deverão ser indicadas entre parênteses, com as seguintes informações: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, data da publicação, abreviatura de página e o número desta. Exemplo: (CUNHA, 2003, p. 1-10).

d) Elementos ilustrativos: tabelas, figuras, fotos etc. devem ser inseridas no texto, logo após serem citadas, contendo a devida explicação na parte inferior da mesma, numeradas seqüencialmente.

5.3- Elementos pós-textuais:

a) Referências: seguir normas da ABNT em uso (NRB-6023 da ABNT), espaçamento 1,5, alinhamento justificado, sem espaçamento entre as referências.