“UM INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA”
Werli Pereira Santos (Especialista pela PUC-SP)



Os problemas geralmente são percebidos somente no período de alfabetização em que os processos de dislexia afloram. Dificuldades situadas fundamentalmente nos processos mais básicos da leitura, isto é, no reconhecimento das palavras; atuando somente em uma das vias ou mecanismos utilizados para a leitura. Quanto à disgrafia, dificuldade em passar para a escrita o estímulo visual da palavra impressa e a disortografia, incapacidade de transcrever corretamente a linguagem oral por trocas ortográficas e confusão de letras, surgem também No mesmo momento de ensino-aprendizagem. Nosso objetivo é sempre despertar no aluno maior interesse e integração com as habilidades da escrita e da leitura, bem como da linguagem interpretativa, viabilizando o trabalho com a língua, nas suas modalidades discursivas (descrição, narração e dissertação) na prosa, na poesia, paródia e literatura. Nossas investigações se realizaram junto a alunos em processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita em séries do ensino médio, com atividades para a motivação das produções textuais.