ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA EM CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DE MARAJÓ
Waldemar dos Santos Cardoso Junior (UFPA)



O presente estudo problematiza o trabalho de professores de classes multisseriadas da educação do campo na Ilha de Marajó, que enfrentam grandes desafios no momento de alfabetizar seus alunos. Os objetivos deste trabalho foram: descrever as dificuldades de ensino e aprendizagem da linguagem escrita nas séries iniciais no sistema escolar de multisseriação, do ponto de vista dos professores e relatar os modos de ensino da linguagem escrita. A pesquisa foi realizada com um grupo de 74 professores que atuam na educação do campo em classes multisseriadas no município de Breves (PA). O instrumento de coleta de dados foi um questionário com 16 perguntas abertas e fechadas, delineado a partir dos objetivos deste estudo. O procedimento de análise de dados se baseou em uma abordagem qualitativa e quantitativa a partir das respostas objetivas e subjetivas do professores. A pesquisa fundamentou-se nas habilidades metalingüísticas que são entendidas como habilidades de se refletir não só sobre aspectos formais da língua, mas sobre os processos cognitivos e metacognitivos envolvidos no processamento da linguagem escrita. Os resultados mostraram que a maioria dos professores relata dificuldades ligadas ao conhecimento de aspectos fundamentais da linguagem escrita; não há uma evolução, na maioria dos relatos, de aprendizagem da linguagem escrita nas quatro séries. Os docentes não se referem à utilização de um enfoque teórico específico para ensinarem a ler e escrever. Observa-se ainda a busca de utilização de diversos recursos didáticos e uma grande motivação para atuarem naquela realidade apesar de todos os impasses a serem transpostos.