LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: A CONSTRUÇÃO DO LEITOR
Viviane Netto Silva (PG ME – UFMG)



Como assevera Matêncio (2001, p. 33), muitas vezes as atividades de leitura em situação escolar “se restringem a extrair as informações explícitas na superfície textual”, sem que o aluno reflita profundamente sobre o texto dado e realize uma análise crítica do que lhe é apresentado. Em nossa pesquisa temos como objetivo investigar como se constroem e são modalizados os enunciados sobre os textos dados para leitura em dois manuais de ensino fundamental. Buscaremos investigar como esses enunciados norteiam o trabalho a ser desenvolvido em sala de aula, e como se dá a formação de leitores nesses manuais. Como referencial teórico nos valeremos do conceito de heterogeneidade, introduzido por Authier-Revuz (2001), a partir das noções de dialogismo e polifonia propostas pelo Círculo de Bakhtin. Essa concepção relaciona os discursos àqueles que os perpassam, e é examinada em dois planos distintos: a heterogeneidade mostrada e a constitutiva. Em nossa investigação, nos deteremos na análise de alguns fenômenos da heterogeneidade mostrada presentes no discurso educativo tais como a paráfrase, a pressuposição e as aspas. Buscaremos, nesta apresentação, levantar alguns problemas pertinentes à pesquisa que ora desenvolvemos na Faculdade de Letras da UFMG sobre o discurso didático sob a ótica da Análise do discurso.