A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Viviane Nery Lacerda (PG ME – UPM)



O ensino de Língua Portuguesa, articulado de uma maneira criativa, possibilita que o processo de aprendizagem seja mais eficaz. A música é um recurso didático capaz de fornecer meios para que o professor de língua materna alcance resultados positivos em sua ação pedagógica. Para isso, torna-se relevante partir de uma composição sonora que seja conhecida do aluno, para então apresentar o desconhecido, que é a gramática e as variações lingüísticas da língua, com adaptação ao conteúdo programático que pertence à série que o estudo é direcionado. A adequação desse procedimento está fundamentada na identificação do estudante com o contexto da produção musical. O ensino de língua está inteiramente ligado ao social, por expressar diferentes valores de cada comunidade de falante. O presente estudo tem como objetivo principal mostrar como as letras de música nacional podem ser usadas como um instrumento didático dentro da sala de aula, partindo dos pressupostos das variações lingüísticas, no ensino da gramática. Objetiva, também, mostrar que esse processo oferece melhores meios de aprendizagem ao educando, além de mantê-lo em contato com os diversos usos da língua, existentes na sociedade, o que compete ser um dos elementos para torná-lo um cidadão crítico e conhecedor de diversos saberes da própria língua e cultura. Para identificar o gosto musical do aluno, foi aplicado um questionário, em decorrência dos resultados obtidos, foram preparadas três propostas de ensino, que procuraram abarcar os conteúdos programáticos de 6a e 8a séries do Ensino Fundamental. Antes disso, foi feito um estudo rigoroso de letra de cada música. No momento da aplicação de cada sugestão, houve uma satisfação muito acentuada por parte dos alunos, como também, a prova de que fixaram o conteúdo, ao apresentarem o melhoramento no rendimento escolar. Outro dado muito importante é que os estudantes que possuíam uma dificuldade maior, em relação à disciplina de Língua Portuguesa, e aqueles mais indisciplinados, prestaram muita atenção na explicação e participaram da aula com entusiasmo. Dessa forma, o presente estudo alcançou as expectativas de seus objetivos. Conseguiu provar que o ensino de Língua Portuguesa pode tornar-se interessante para o discente, ser um veículo de conscientização das diferenças existentes na sociedade e indicar meios de como conviver com elas, sem ser um cidadão preconceituoso quanto ao uso da língua. Também mostrou ao professor, que ele tem capacidade de inovar as suas aulas de uma maneira mais criativa, com recursos que estão ao seu redor e fazem parte do mundo do educando. Com o apoio de ciências como a Gramática Normativa, a Gramática Reflexiva, a Gramática de Uso e a Lingüística, o docente pode inovar as suas aulas e contribuir para que o educando seja um cidadão crítico e conhecedor de diversos saberes de sua língua e cultura.