UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DE OBRAS DIDÁTICAS QUANTO AO TRATAMENTO DAS LIÇÕES SOBRE ORAÇÕES ADVERBIAIS.
Victor Matheus V. Costa (GRAD. UPM)



Neste trabalho, pretende-se fazer uma apreciação do modo de tratamento de um dos campos de organização gramatical da língua portuguesa mais controversos, o campo da modificação adverbial, estendido ao nível da combinação de orações. Para tanto, faz-se um confronto entre as propostas que subjazem as lições constantes da Lições de gramática de usos do português (Neves, no prelo), elaborada pela orientadora, e as propostas feitas nesse mesmo campo constantes das obras didáticas de maior circulação. A proposta de uma gramática de usos, campo em que se insere este trabalho, encontra aparato de sustentação na teoria funcionalista da linguagem, inserida em um modelo de interação verbal (Dik, 1997) e dirigida para a questão da comunicação eficiente pragmaticamente orientada, caracterizada por uma integração dos componentes sintático, semântico e pragmático, transcendendo uma abordagem modular (Halliday, 1994; Givón, 1995). Incluindo pesquisa teórica e análise da obra Lições de gramática de usos do português e de dois livros didáticos, investiga-se a natureza da gramática a ser levada à sala de aula. O cotejo empreendido permite verificar que há a necessidade de um trabalho em sala de aula que não se limite a classificações e não apresente a gramática da língua como um conjunto de regras a serem seguidas, mas que, visando a um melhor conhecimento do funcionamento da língua, busque integrar os componentes sintático, semântico e pragmático no trabalho com a gramática na escola.