EXPRESSÕES NOMINAIS REFERENCIAIS EM REDACAO ESCOLAR E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Vanda Maria da Silva Elias (PUCSP)



Este trabalho, que integra a sessão coordenada “Sequências Textuais, Gramática e Semântica: propostas para o ensino de Língua Portuguesa”, que reúne pesquisas em desenvolvimento no âmbito do projeto “Análise de Textos e Discursos: Gêneros, interação, sociocognição e ensino de Língua Portuguesa” (CAPES – PROCAD/ NF -UFRN/PUCSP/USP), tem como objetivo propor uma reflexão sobre o fenômeno da referenciação em redações escolares constituídas predominantemente por seqüências narrativas.Entendendo-se referenciação como uma atividade discursiva por meio da qual ocorre a (re)construção de objetos no e pelo discurso, será verificado, em redações de alunos do ensino fundamental, o modo pelo qual os alunos (re)introduzem os referentes no discurso e os desfocalizam, visando à introdução de novos referentes, bem como as funções que as expressões referenciais assumem no desenvolvimento do texto. Verifica-se que os referentes, objetos do discurso, assumem configurações e funções múltiplas nesse processo. Faz-se necessário, portanto, dedicar a esse fenômeno a devida atenção e tratamento adequado em sala de aula, tendo-se em vista contribuir para o aprimoramento da produção escrita do aluno.