PRÁTICA DOCENTE COM O GÊNERO DOCUMENTÁRIO: AS RAÍZES HISTÓRICAS DO GENOCÍDIO EM RUANDA (ABRIL-JULHO DE 1994)
Vagner Aparecido de Moura (PG DO – PUC-SP)



Considerando as novas diretrizes dos PCN e a ausência de sequências didáticas, que contemplem a práxis e a criticidade dos alunos em detrimentos dos embates dos países africanos e seu respectivo contexto e suas imbricações, impeliu nos ao seguinte questionamento: Como deve ser alicerçada a prática pedagógica do docente para abordar , em sala de aula, o contexto histórico de países africanos, que vivenciam embates político, econômico, social e cultura de forma intermitente? Para desnudar essa inquirição, partimos da premissa dos questionamentos que emergiram na década de 80 e 90 acerca da metodologia do ensino de História e da importância do conhecimento dos fatos históricos para o constructo intelectual e o ethos do discente, perante a sociedade que o cerca , com o intuito de discutir , neste artigo, o papel social da educação na sociedade contemporânea, e o papel do docente no processo de ensino- aprendizagem. Tal abordagem está embasada nos seguintes autores: Freire (1970;1979), Tragtenberg (1974), Libaneo (1985), Argumento (1985), Rodrigues (2001). No segundo momento, abordaremos o breve histórico do genocídio em Ruanda, o êxodo da população Ruadensa e as conseqüências do genocídio em Ruanda, segundo Moreira (2008), Bourtroue(2000). Para corroborar nossas inferências acerca de um estudo de história, alicerçado na dinamicidade do fato histórico e sua relevância para o constructo intelectual do discente, será proposto uma seqüência didática, de acordo com Dolz & Schnewly (2004), com o contexto histórico.