OFICINAS DE LINGUAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMANDOS EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Teresinha Bunn Besen; Gabriela Maria Dutra de Carvalho; Adriana do Carmo Breves Lima; Teresa Santos da Silva; Sílvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos



Nesta comunicação apresentamos os resultados do Projeto de Ensino Oficinas de Linguagem que procura oferecer aos acadêmicos do Curso de Pedagogia a Distância da UDESC a oportunidade de melhorarem sua produção textual acadêmica, tanto em termos de textualidade como com relação à observância do padrão normativo da Língua Portuguesa. Para a avaliação dos resultados foram considerados, entre outros critétios, a superação de suas limitações, observadas a partir de suas produções escrita. Por meio de 24 encontros (80% presenciais e 20% on line) foram propostas atividades que procuraram assegurar a importância da textualidade nos textos acadêmicos produzidos. O trabalho desenvolvido teve como principal objetivo contribuir para a formação lingüística dos acadêmicos de Pedagogia e visou, ainda, à aquisição de aspectos da língua-padrão escrita. Nesse sentido, apontaram-se estratégias de construção do texto acadêmico, oportunizando-lhes o resgate de sua auto-estima. E para se atingir tal objetivo foram organizados os conteúdos das oficinas em ordem crescente de complexidade, enfatizando-se aspectos da estrutura do texto, da gramática normativa e dos gêneros textuais. Além disso, estimulou-se a leitura, a discussão de temas polêmicos e a formação de opinião para, posteriormente, realizarem-se as produções escritas de acordo com as diversas tipologias textuais.