CONSTRUÇÃO E USO DA POLIFONIA NAS NOTÍCIAS SOBRE AVALIAÇÃO EXTERNA EDUCACIONAL NO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
Tânia Aiko Aragute (USP)



Neste trabalho selecionamos para análise a polifonia em notícias publicadas no jornal Folha de S. Paulo. Trata-se de uma categoria que vai além da simples introdução de uma voz ou de um efeito de autoridade no texto, pois a polifonia não é neutra em si, como a língua também não o é. O simples fato de escolher uma declaração e não outra implica uma estratégia argumentativa. A polifonia, como a linguagem em geral, pode apresentar diferentes intencionalidades. O estudo de tal fenômeno é de suma importância para entendermos o processo de construção argumentativa do texto, pois a escolha de argumentos e vozes nos diz muito do lugar em que o enunciador se encontra, qual a sua opinião sobre determinado assunto, como o seu discurso é construído. O embasamento teórico deste trabalho encontra-se nas teorias de Perelman e Tyteca (1992), Brandão (1998), Bakhtin (1992), entre outros, quanto à argumentação e a polifonia. Também enfocaremos os atores sociais (van Leeuwen, 1997), utilizando a Análise Crítica do Discurso para introduzir a funcionalidade social do texto e as vozes desses autores polifônicos em uma notícia do jornal Folha de S. Paulo. Já os verbos introdutores de opinião (Marcuschi, 2007) marcam e delimitam os vários usos dos verbos e definem qual estará diretamente ligado com um determinado ator social