SEQUÊNCIAS TEXTUAIS DESCRITIVAS, PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO E ENSINO DE GRAMÁTICA
Sueli Cristina Marquesi (IP-PUCSP e UNICSUL)



Integrando a sessão coordenada “Sequências Textuais, Gramática e Semântica: propostas para o ensino de Língua Portuguesa”, que reúne pesquisas em desenvolvimento no âmbito do projeto “Análise de Textos e Discursos: Gêneros, interação, sociocognição e ensino de Língua Portuguesa” (CAPES – PROCAD/ NF -UFRN/PUCSP/USP), proponho, neste trabalho, uma discussão sobre o processo de referenciação em sequências textuais descritivas (Marquesi 2007, 2008), em textos de diferentes gêneros, tendo em vista uma abordagem metodológica para o ensino de Língua Portuguesa. Tomando por base a noção de sequência textual, entendida como unidade composicional dos textos (Adam, 2008), como base para o estudo dos conteúdos gramaticais e dos conteúdos semânticos no ensino de Língua Portuguesa, o estudo dos conteúdos gramaticais focalizará adjetivos, advérbios e substantivos, e o estudo dos conteúdos semânticos focalizará operações de construção das sequências e de suas unidades constituintes: períodos e proposições, com ênfase nas operações de tematização, aspectualização e relação.