O ENSINO DE LÍNGUA EM PORTUGAL E NO BRASIL NAS GRAMÁTICAS DE A. EPIPHANIO DA SILVA DIAS E JOÃO RIBEIRO
Sônia Maria Nogueira (IP-PUC-SP – UEMA)



Neste texto, procurar-se-á unir gramaticografia e legislação que, de certa forma, impuseram um determinado caminho a ser seguido por professores-educadores na segunda metade do século XIX, em Portugal e no Brasil. Outro desafio é o de verificar de que maneira o ensino de língua materna se processa a partir das políticas linguísticas efetivamente implementadas nesse período por meio da análise do discurso de documentos que fizeram parte da história. Para tanto, elegemos a Grammatica Portugueza Elementar do português A. Epiphanio da Silva Dias (1876) e a Grammatica Portugueza. Grammatica da infância: Curso Primario do brasileiro João Ribeiro (1881), pois representam documentos significativos da história da Língua Portuguesa. Assim, valemo-nos da Historiografia Linguística que tem como principal representante Konrad Koerner (1996), do qual adotamos os seus três princípios: contextualização, imanência e adequação. Consideramos três categorias de análise: a organização da obra, a Introdução e os conceitos de língua, linguagem e gramática. Além disso, as obras desses autores não se limitam às décadas de 1876 e 1881, porém atravessam o século XIX e ainda ecoam no início do século XX. Apontamos, pois, Dias e Ribeiro, com as suas respectivas obras analisadas nesse trabalho, como representantes do espírito de sua época na medida em que se mostram detentores de um saber desejável e em consonância com as políticas linguísticas vigentes.