METÁFORA COMO ESTRATÉGIA INTENSIFICADORA DE VALORES COMUNS
Solange Ugo Luques (USP)



O objetivo deste estudo é analisar criticamente as metáforas contidas num discurso laudatório proferido por um professor paraninfo por ocasião da formatura de seus alunos universitários. Tal manifestação discursiva foi tomada como amostra do gênero denominado epidítico, conforme classificação da retórica aristotélica, por ser uma forma atual do chamado discurso de elogio, inicialmente desprestigiado em relação aos demais gêneros. Segundo Brandão (2008), essa imagem negativa só é revertida com os estudos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005[1958]), da Nova Retórica, que afirmam ter o gênero epidítico relevante valor argumentativo, pois seu objetivo seria “aumentar a intensidade de adesão aos valores comuns do auditório e do orador.” Como é abundante a linguagem metafórica presente no referido discurso, propõe-se uma análise que encontre um conceito estruturador, a metáfora conceptual de Lakof e Johnson (1980[2002]), subjacente a esta linguagem, para observar de que maneira tais escolhas metafóricas cumprem seu propósito argumentativo de intensificar valores comuns entre este locutor e seus interlocutores. Segundo Charteris-Black (2004), a escolha metafórica é consciente, relaciona-se a uma determinada ideologia e refere-se tanto a considerações sociais como individuais. Com base em tais pressupostos, esta investigação do discurso de formatura indica a que ideologia estão relacionadas as escolhas metafóricas do locutor e o que esta decisão pode significar, em detrimento de outras possíveis.