PRÁTICA DE LEITURA: PROCESSOS COGNITIVOS DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE ÉTNICA EM LÍNGUA MATERNA
Sílvia Christina Monteiro de Oliveira (PG ME LAEL – PUC-SP)



Este estudo busca investigar como é possível colocar em prática nas aulas de leitura em língua materna a lei 10. 639 /2003? Esta lei estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica a fim de assegurar o direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira, além do direito de acesso às diferentes fontes de cultura nacional a todos os brasileiros. Frente à realidade de nossos jovens carentes e o baixo desempenho de leitura destes educandos, aspectos que impossibilitam a mobilidade social e o exercício da cidadania, este trabalho inserido no âmbito da lingüística e tendo como suporte teórico inicial autores como Kleiman (2004), Solé (1998) e Kincheloe (1997) pretende rever a prática do professor em sala de aula para que este possa realmente interagir com seu aluno a fim de influenciar nas políticas pedagógicas da educação além de intermediar o conhecimento com o sujeito com a intenção de que este possa transformar a realidade. E para realizar este trabalho, o professor reflexivo buscará como instrumentação de pesquisa: o protocolo verbal em grupo como ferramenta de coleta de dados (Zannotto apud Bárbara 2007) para uma possível análise de dados sob o enfoque de uma etnografia crítica colaborativa. (Magalhães 2007)