RESPONSIVIDADE E AVALIAÇÃO CRÍTICA EM GÊNEROS DISCURSIVOS
Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP-CNPq)



O conceito de gêneros discursivos aliado aos de responsividade, avaliação crítica, dialogismo, entonação, integrantes dos trabalhos de Bakhtin e seu Círculo, orientarão a análise e a compreensão de enunciados de divulgação científica que se estabilizam, entre outros, nos gêneros reportagem e carta do leitor. Ao considerar a divulgação científica como uma modalidade de relação dialógica em que os enunciados dos cientistas dialogam com os de outras esferas da atividade (cotidiano, artes, religião, jornalismo, etc), meu objetivo será investigar a recepção de reportagens por meio da análise de cartas de leitores de revistas especializadas (Pesquisa Fapesp, Scientific American Brasil, Ciência Hoje). Esse objetivo justifica-se pela possibilidade de verificar a avaliação crítica, no gênero carta, exercida pelos leitores dessas publicações, sob a forma de concordâncias, embates, disputas dentro e fora da esfera científica. O trabalho com esses gêneros pode fornecer importantes subsídios ao ensino das diferentes disciplinas escolares, na medida em que evidencia os processos dialógicos de construção dos saberes que circularão na esfera escolar. A compreensão desses processos pode contribuir para a formação de uma atitude valorativa crítica em estudantes e professores diante dos saberes que, apesar de elaborados nas esferas científicas, repercutem no conjunto da sociedade.