A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA NO CONTEXTO DAS AVALIAÇÕES SISTÊMICAS
Rosângela Rodrigues Borges (Unifal-MG)



Este trabalho tem como objetivo investigar que identidades estão sendo continuamente reivindicadas para o professor de Língua Materna (LM) tendo em vista os índices de desempenho dos alunos em avaliações sistêmicas. Hipotetizamos que, por meio de um discurso fundamentado em resultados obtidos nessas avaliações (PROEB/ PROALFA/ SAEB) e no IDEB pelas escolas públicas estaduais, o governo de Minas tem instaurado uma política de representação do trabalho docente em Minas Gerais, no período de 2003-2010, pondo a atuação do professor sob suspeição e necessidade de controle externo (no caso, a comunidade escolar e a mídia), transformando o espaço escolar em agente da preservação e expansão da sociedade neoliberalista. Interessa-nos compreender o jogo ético-político que permeia os discursos institucionais que prescrevem a forma de atuação do docente ao mesmo tempo em que determinam a esse profissional a responsabilidade do fracasso do aluno, o qual, na implantação de políticas públicas mineiras, tem sido representado como sujeito passivo e aparentemente neutro. Para tal, fundamentamos este trabalho em Signorini (1998), Rajagopalan (2002), Peters (2000), Hall (2003) e Silva (2000). Esta pesquisa, em andamento, é de base qualitativa e para a constituição do corpus, utilizaremos textos veiculados na mídia e na web, bem como entrevistas semiestruturadas com, pelo menos, dez professores de LM, da educação básica, de diferentes municípios mineiros.