IMPLICAÇÕES DAS PSITAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM UMA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Rosa Maria A Nechi Verceze (Universidade Federal de Rondônia – UNIR)



Esta comunicação é parte de um projeto de pesquisa “Linguistica Aplicada no Ensino de Língua materna” desenvolvido por alunos da graduação do Curso de Letras da Universidade Federal de Rondônia - Porto velho - RO. A pesquisa resultou em um banco de dados composto por aulas filmadas, transcritas, guardadas em CD room com vídeo. O universo investigado foram escolas da rede pública do ensino fundamental e médio em Porto velho. O objetivo consiste numa abordagem interacional do discurso em sala de aula em que se analisam as relações interpessoais, as pistas de contextualização como traços linguísticos que contribuem para a sinalização de pressuposições contextuais. O aporte teórico baseia-se nos trabalhos de J. Gumperz (2002) que discute o processo dinâmico da fala que durante seu desenvolvimento, sofre alterações na interação face a face. Ao sinalizar uma atividade de fala, o falante também sinaliza as pressuposições sociais propicias para que a mensagem seja interpretada. A análise constitui-se de uma situação de dialogo de uma aula em que se verificar que as pistas de contextualização podem aparecer sob várias manifestações linguísticas, dependendo do repertorio lingüístico e historicamente determinado dos falantes. A pesquisa aponta que os resultados muitas vezes mal entendidos ou mal interpretados dessas diferenças de sinalização se encontra nos julgamentos realizados pelos participantes em relação à qualidade intelectual das contribuições conversacionais. O mal entendido se deve ao léxico, às convenções para se inferir informações não-verbalizadas.