LEITURA, REFERENCIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO(S)
Rivaldo Capistrano de Souza Júnior (PG - PUC-SP)


Neste trabalho, objetivamos realizar uma reflexão sobre a leitura e a compreensão de tirinhas, cuja recepção não se dá somente pela linguagem verbal, mas também por outras formas de linguagem, uma vez que esse gênero se realiza no processo de imbricação de dois códigos de signos gráficos: palavras e imagens. Nesse sentido, defendemos que, nessa relação verbal e não verbal, os referentes (aquilo sobre que falamos) são introduzidos no texto de tirinhas por meio de signos linguísticos (palavras) e/ou de signos icônicos (desenhos), o que permite a introdução (informação nova) e a retomada (informação dada) de novas entidades.
Dessa forma, no intuito de promovermos uma reflexão sobre a leitura de tirinhas, analisaremos o modo pelo qual os referentes são constituídos e mantidos na progressão textual desse gênero textual, bem como as funções que assumem na produção de efeitos de sentido. À concepção de leitura aqui adotada subjaz uma perspectiva sociocognitiva e interacional da linguagem que privilegia os sujeitos e seus conhecimentos em processos de interação (KOCH e ELIAS, 2006).