CHAPLIN NA SALA DE AULA: UM ESTUDO DO SOM NO FILME A DOG’S LIFE - PG
Raissa Shiraishi (UPM)



Este trabalho propõe cenas do filme de Charles Chaplin, A Dog’s Life (1918), na disciplina de Língua Portuguesa, como objeto de estudo da linguagem cinematográfica na sala de aula. Apresenta o professor como um mediador entre o conhecimento teórico e o conhecimento não-sistematizado do aluno, propiciando a este último a possibilidade de ampliar a sua competência crítica na leitura de um filme. Expõe um panorama histórico do cinema de maneira sucinta com enfoque no desenvolvimento das técnicas relativas ao som dos filmes produzidos por Charlie Chaplin, grande cineasta do século XX. Fundamentado nos conceitos sobre som e imagem no cinema, elaborado por Luiz Adelmo Fernandes Manzano e nos conceitos de teoria musical, discutidos por Samuel Arcanjo, este trabalho tem como objetivo analisar uma música que cria diferentes ambientações na narrativa fílmica, identificando os sentidos a que elas remetem e suas possibilidades de interpretação. Tendo em vista o recorte feito para o exame da obra, conclui que a significância do filme traduz a perfeita sincronia entre ações, gestos, expressões faciais, alguns signos verbais e a música. Todos esses elementos são operadores importantes na produção e na recepção de sentidos.