OS OBJETIVOS DA LEITURA: DO TEXTO AO HIPERTEXTO
Patrícia Alessandra Mangili (PUC-SP)



Vivemos numa realidade virtual em que nossos alunos encontram um dilúvio de informações com apenas um clic, e os professores não podem estar alheios a isso. No entanto, o que é preocupante é que muitas vezes, diante de tanta informação existente diante da tela, os estudantes não sabem como lidar com o dilúvio. O estabelecimento de objetivos e propósitos claros para leitura auxilia, conforme pondera Kleiman (2002), na busca pela coerência do texto e também a formulação de hipóteses. Os objetivos podem ser determinados pelos tipos ou formas de textos. Além disso, segundo Koch (2007), é importante ter sempre em mente o tópico, o objetivo da leitura e o problema a ser resolvido, ou seja, buscar as informações, as opiniões e os argumentos relevantes para a sua mais adequada solução. Diante desse fato, e sabendo da importância da delimitação de objetivos antes da leitura, propomos discutir se há diferença entre as estratégias leitoras esquematizadas por Macleese (1999) no que se refere aos objetivos percorridos na leitura do hipertexto e as concepções sobre objetivos de leitura textual - apresentadas por pesquisadoras como Solé, Kleimam e Koch. Para isso, percorremos as linhas seguidas por essas autoras, expondo suas definições sobre leitura de texto e leitura do hipertexto, procurando responder à pergunta: na leitura do texto e do hipertexto, os leitores podem ter os mesmos objetivos de leitura? Os “caminhos” de leitura diferem em quê? Quanto aos resultados, verificamos que Macleese (1999) desenhou caminhos norteadores que nos possibilitam compreender os objetivos da leitura hipertextual. Solé (1999) apresenta os objetivos que o leitor possui quando lê um texto, acrescentando outros que não foram expostos por Macleese (1999), mas que também são utilizados pelo leitor na leitura do hipertexto, tais como: ler para revisar escrito próprio; ler para comunicar um texto a um auditório; ler por prazer. No presente trabalho, concluímos que ainda que haja objetivos em comum, para o leitor, na leitura do texto e na leitura do hipertexto, há também características específicas em cada uma delas.