ANÁLISE INSTRUMENTAL DAS ESCULTURAS DE PAPEL E DA LEITURA NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DE ESTUDANTES
Nilma Alves Pedrosa (IESP/SP)
Janaina Mendonça Rodini (CEU Parque Anhanguera/SP)


Este artigo apresenta uma investigação sobre o papel mediador de esculturas de personagens e da leitura na construção de narrativas. Fundamenta-se na idéia de mediação de Vygotsky(1998), atividades em biblioteca de Bajard(2002), estudos sobre leitura de Souza(2004, 2009) e investigações sobre narrativa (GANCHO, 2006; SCHNEUWLY, 2004). Participaram 28 estudantes do 6o Ano de uma Escola Pública de São Paulo-SP. As atividades fizeram parte do Projeto de estágio “CEU do Morro Doce” desenvolvido no espaço da biblioteca em 13 encontros(totalizando 40 horas). Envolveram técnicas de modelação em papel machê e collê, construção do auto-retrato, reflexão sobre os elementos da narrativa, leituras e escrita. As produções dos estudantes foram analisadas com o Modelo SAI(Modèle dês situations d'activités avec instrument) de Rabardel(1995). Delineamos as relações entre sujeito/estudante[S], objeto/narrativa[O] e instrumento/escultura ou leitura[i] e evidenciamos as interações: estudante-narrativa[S-O], estudante-escultura/leitura[S-i], escultura/leitura-narrativa[i-O] e estudante-narrativa mediado pela escultura/leitura[S(i)-O]. Resultados mostraram que atividades motivadoras e instigadoras proporcionam condições eficientes para o diálogo entre a leitura, modelação de esculturas e produção de narrativa. O ambiente da biblioteca foi capaz de acolher tanto a diversidade quanto a singularidade das linguagens e dos nossos interesses, no entanto, demandou intervenções sérias, sistemáticas e bem definidas. A escultura e as leituras se mostram na produção da narrativa como elemento recreativo, expressivo, comunicativo, semântico, de busca interior e descoberta de si, de melhora da auto-estima, de motivação e coleta de informações. As narrativas produzidas espelham tomadas de posição sustentada por argumentos que emergem das esculturas, invenções/fantasias modeladas e caracterizadas em personagens.