GÊNEROS DE DISCURSOS, FORMAÇÕES SOCIODISCURSIVAS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos (IP-PUC-SP – NEL-UPM)

Neste trabalho, abordaremos a noção de gêneros de discursos, vistos como o locus da estabilização pública e normativa que opera no quadro do sistema de gêneros de cada formação discursiva (Adam, 2008), como base para o ensino de Língua Portuguesa assentada na educação lingüística que põe em relevo a necessidade de que deve ser respeitado o saber lingüístico próprio de cada um, garantindo-lhe o curso na intercomunicação social e o direito de ampliar, enriquecer e variar esse patrimônio. Entendemos por Educação Linguística o conjunto de atividades de ensino/aprendizagem que dêem conta de levar ao aluno à percepção de que os recursos da sua língua tornam-no capaz de bem utilizá-los na produção de textos adequados a cada uma das situações comunicativas em que estiver inserido. Convém que nos detenhamos, nesse percurso, nos gêneros com base em dois princípios: 1º os gêneros se agrupam a partir de uma organização textual; 2º os gêneros se agrupam a partir da prática discursiva (formações sócio-discursivas) em que o sujeito esteja inserido. Discutido isso, basear-nos-emos em textos concretos dos diversos ângulos do discurso, para apresentar nossa postura em relação às atividades de linguagem na prática docente.