INTERTEXTUALIDADE EM SALA DE AULA
Mylene Abud Santoro (PUC-SP)

Trabalhar a intertextualidade é estudar a relação ou o diálogo de um texto com outro ou outros previamente existentes, ampliando-se, dessa forma, as possibilidades de leitura. Esta pesquisa está fundamentada na Lingüística Textual, ramo da Lingüística que tem o texto, em suas diferentes concepções, como objeto de estudo. O presente trabalho procurará elucidar questões como: é possível que as leituras feitas pelo leitor fujam do objetivo do autor? E será que isso se constitui realmente em um problema? Para Paulino, Walty e Cury (1997), toda leitura é necessariamente intertextual pois, ao lermos, estabelecemos livres associações do presente texto com outros já lidos. Neste sentido, este trabalho visa fornecer elementos para que o professor de Língua Portuguesa utilize cada vez mais as leituras cruzadas propiciadas por um recurso tão rico à sua disposição: as relações intertextuais. Para a resolução do problema da construção intertextual serão efetuadas análises de alguns poemas de Manuel Bandeira, como Poema tirado de uma notícia de jornal e Na boca, obras presentes em Libertinagem. Em sala de aula, no âmbito dos PCNs, os professores de língua materna devem trabalhar diversos gêneros textuais, visando aumentar o repertório. Se essa leitura ficar limitada a um trecho de uma obra ou ao texto em si mesmo, pouco ou quase nada ajudará na formação de cidadãos e leitores críticos. E, conforme Antunes (2006), quem lê mais e articula diferentes interpretações, tem a possibilidade de também escrever melhor.