O TURISMO NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DO IFSP: AS RELAÇÕES ENTRE REFERENCIAÇÃO METAFÓRICA, DISCURSO, GÊNERO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Marlene das Neves Guarienti (IFSP – PG - USP)

O estudo do discurso interessa à investigação das noções e representações vigentes na formulação das políticas que organizam os diferentes setores sociedade, como a Educação. Por isso, trabalhamos com a discursivização do Turismo em Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Instituições de Ensino Superior pela análise da referenciação a esta noção e a relação entre objeto de estudo, objeto de discurso e objeto de consumo na formação dos estudantes desta área. Nesta etapa de nossa pesquisa, os resultados apontam a predominância do recurso à estrutura tropológica na referenciação, em que se busca construir o entendimento e a percepção de uma coisa em termos de outra coisa (LAKOFF e JOHNSON, 1980), o que sugere o papel significativo das metáforas na Educação Profissional e impõe-nos delinear as relações colaborativas entre discurso e gênero na constituição das referências ao Turismo no PPC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Como fundamentação teórica, contamos com a Linguística Textual, com Mondada & Dubois (1995), Koch (2001) e Marcuschi (2002, 2003 e 2004), e, na seleção dos recursos lingüísticos, utilizamos Dubois (1994) e Ferreira, 2000. Para a Análise Crítica do Discurso, trabalhamos com Fairclough (2003), Kress (1990) e Beaugrande (2003). Os resultados poderão interessar a estudiosos da ACD, do Turismo e da Educação, pois evidenciam as representações que embasam as diretrizes educativas que tanto norteiam quanto subjugam o fazer pedagógico na formação do cidadão-profissional, situando o papel da relação entre língua e sociedade no predomínio de concepções utilitaristas na Educação Profissional.