ETHOS DO PROFESSOR: A VISÃO DA REVISTA NOVA ESCOLA
Mariza das Graças Verzola (UNIFRAN)

Tomamos como objeto de análise reportagens e entrevistas da Revista Nova Escola, publicação mensal da Editora Abril, destinada aos docentes brasileiros de educação básica e que tem como objetivo a divulgação de experiências educacionais inovadoras. Privilegiamos as reflexões sobre ethos, cenografia e incorporação, tal como os concebe Dominique Maingueneau (2008). O ethos pré-discursivo está relacionado ao estereótipo do saber docente, referendado pela memória e pelo interdiscurso; o ethos discursivo refere-se a uma fonte enunciativa, um ethos do discurso contemporâneo que aparece afastar-se do previamente construído, um ethos do não saber docente. Analisamos cenografias que criam o embate ou a assimilação de um ethos pré-discursivo a um ethos discursivo, entendendo que essas noções possibilitam que se faça uma reflexão sobre o processo mais geral da adesão dos sujeitos a uma posição discursiva. O nosso interesse é também verificar em que medida o discurso dessa consagrada publicação brasileira é atravessado pelos discursos científico e pedagógico. Quanto à metodologia procuramos realizar uma análise qualitativa e comparativa entre discursos provenientes de três esferas de atividades humanas – a cientifica, a pedagógica e a midiática. A contribuição teórica dessa pesquisa, acreditamos, é ampliar a reflexão a respeito das relações entre um ethos pré- discursivo e um ethos discursivo de professor em virtude da complexidade desse momento que a educação brasileira e seus agentes atravessam.