DOMÍNIO DISCURSIVO E SUA ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Maria Shenia Bezerra da Silva (UFPE)


Nesta exposição, que segue a linha de estudos a respeito dos encaminhamentos dados à produção textual escrita em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, trazemos resultados de nossa pesquisa fomentada pelo PIBIC-FACEPE/CNPq. Para a investigação, tomamos o livro didático de Língua Portuguesa como material próprio das práticas constitutivas da instituição escola. Em nosso estudo, analisamos os dois domínios discursivos mais presentes (e os gêneros textuais a eles relacionados) em atividades de produção textual de duas coleções didáticas publicadas no início do século XXI (2000 a 2005), a saber, Linguagem Nova, de Carlos Emílio Faraco e Francisco Marto de Moura, e Linguagens no Século XXI, de Heloísa Harue Takazaki. A definição do período estudado não foi aleatória. Em 1996, foram aprovados e difundidos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Dado que os PCN defendem a adoção do texto como unidade e do gênero textual como objeto de ensino, o debate a respeito da relação gênero textual e ensino foi intensificado. No bojo dessa discussão, os autores de LDLP, no início do novo milênio, foram desafiados a elaborar materiais didáticos que contemplassem as orientações mais recentes. A pesquisa permitiu-nos perceber as escolhas feitas e o tratamento dispensado pelos livros didáticos, ao longo dos primeiros cinco anos do novo milênio, ao ensino da produção escrita, tendo em vista os domínios discursivos e os gêneros textuais mais focalizados. Como base teórica assumimos, entre outros, Marcuschi (2008), Bazerman (2005) e Costa Val (1998).