UMA ABORDAGEM DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXAME DA POLIFONIA
Maria Júlia Santos Duarte (PG ME - Universidade Cruzeiro do Sul)

Com o advento da revolução tecnológica e a globalização, surge uma nova concepção de atividades sócio-culturais que exigem a atualização constante dos diversos segmentos profissionais, em especial, o do professor. Desse modo, neste artigo pretende-se examinar a polifonia no gênero textual poesia no livro didático de língua portuguesa da 5ª série. Espera-se, com este trabalho, promover uma reflexão sobre as práticas discursivas de leitura e escrita em conformidade com o uso do livro didático nas séries iniciais. O presente estudo insere-se em uma proposta mais ampla de discussão das teorias e práticas discursivas a respeito de leitura e escrita cujo, interesse maior é um projeto de pesquisa de mestrado que examina a polifonia no livro didático do ensino médio em língua portuguesa. Para esta análise escolheu-se o livro didático utilizado na 5ª série Português: linguagens, de William Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães. Selecionou-se o poema Drome, minininha. Neste estudo se busca destacar quais são as vozes que figuram no poema. Pretende-se tomar como referência teórica estudos de Análise do Discurso de linha francesa, de modo a tornar possível um pensamento reflexivo a respeito das condições de produção do discurso, nas atividades de leitura e produção textual no ensino de língua materna.
Palavras-Chave: Livro Didático, Língua Portuguesa, Polifonia, Sala de Aula.