À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL, UMA PROPOSTA DE REESCRITA QUE PRIORIZA ALGUNS DOS RECURSOS COESIVOS DA SUBSTITUIÇÃO GRAMATICAL E ALGUNS DOS DA CONEXÃO, QUE GARANTEM O SENTIDO DO TEXTO
Maria Helena Corrêa da Silva Matei (PG ME – PUC-SP)

Muitos(as) estudantes têm grandes dificuldades em escrever de modo claro, ligando as ideias numa sequência, constituindo assim um todo coerente. Este estudo visa propor um trabalho de reescrita que possibilite a reflexão sobre a arquitetura textual, mostrando que também se aprende para escrever um verdadeiro texto. É pouco o que as gramáticas trazem a respeito da coesão. Este fator de textualidade é o responsável para que um todo não seja uma soma de frases sem sentido. Porém, um sequenciamento coesivo de enunciados não pode ser visto isoladamente, senão não constituirá um texto, por falta de coerência. Utilizando-se de um texto produzido por um aluno do 2º ano do Ensino Fundamental II, destacar-se-á alguns recursos coesivos da substituição gramatical e alguns da conexão que se realiza através de conectores. Daqueles salientar-se-á algumas unidades da gramática como os pronomes ele(a), sua, o(a) e o advérbio lá; destes avaliar-se-á o valor semântico da conjunção como que apresenta uma relação de causalidade e o da conjunção enquanto que apresenta uma relação de temporalidade. A coesão dar-se-á na medida em que se recupera no enunciado Y, termos e orações presentes no enunciado X. Após a reflexão sobre os procedimentos da substituição e os da conexão, o texto foi reescrito, sua tessitura foi alterada, não se perdeu a fidelidade e o aluno ficou satisfeito em ver seu texto consertado.
Palavras-chave: recursos coesivos, reflexão, reescrita, tessitura.