EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALFABETIZADORAS
Maria Eurácia Barreto de Andrade (UNEB)

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública, objetivando analisar as práticas pedagógicas realizadas na sala de aula e a influência para o processo de aprendizagem dos sujeitos. A investigação foi desenvolvida utilizando como aporte metodológico a observação participante, entrevista semi-estruturada e análise documental. Pelos dados e análises realizadas foi possível perceber uma ênfase nas atividades limitadas e descontextualizadas que não favorecem o desafio e o pensamento dos alunos. Ficou visível uma grande valorização à exposição e à transmissão de conteúdos e não à construção deste conhecimento através da interação entre os sujeitos. Em poucos momentos foi possível perceber uma ação pedagógica mais construtiva, voltada para a realidade social, buscando efetivar o casamento alfabetizar e letrar. O processo alfabetizador exige do educador uma metodologia que leve em consideração o contexto histórico e social dos envolvidos e seu conhecimento de mundo para favorecer a inserção no cenário da leitura e da escrita. O grande desafio no processo alfabetizador é contemplar as múltiplas formas de linguagem com atividades voltadas ao contexto desta pluralidade, traduzindo de forma efetiva as aprendizagens necessárias para que se tornem sujeitos construtores da sua própria aprendizagem. Desta forma, a alfabetização e o letramento estarão caminhando de mãos dadas através de práticas reais de leitura e de escrita que contribuirão para a formação de sujeitos mais autônomos e participativos, capazes de atuar efetivamente na construção de uma nova sociedade.