MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTO DE ENSINO A DISTÂNCIA
Maria Cristina Ataide Lobato (UFPA / LAEL-PUC-SP)

Nossas reflexões, neste trabalho, concentram-se na mediação pedagógica, entendida como “a atitude, o comportamento do professor que se coloca como um facilitador ou motivador da aprendizagem” (Masetto, 2009, p. 144). Assim, interessa-nos analisar a postura do professor, a forma de tratar um conteúdo, o modo de estabelecer relacionamento com os alunos, e destes com seu contexto maior. Apesar de a mediação ser um tema de interesse tradicional nos estudos educacionais, há atualmente um interesse renovado na questão diante da multiplicidade de cursos na modalidade a distância. Segundo Collins (2009, p. 20), “A Educação a Distância mediada é concebida como oportunizadora de participação, proximidade, criatividade, expressividade e relacionalidade. A noção de proximidade, por sua vez, materializada por uma mediação pedagógica de qualidade, freqüente e flexível, promove encurtamento da distância”. O propósito deste trabalho é analisar as ações de mediação dos professores em fóruns virtuais, a fim de compreender, à luz da perspectiva sociointeracionista da linguagem (Vigotsky, 1932), que ações discursivas concorrem para a aprendizagem dos alunos. Mais especificamente, é de nosso interesse observar a mediação bem e mal sucedida nos fóruns de discussão que servem de suporte para o ensino-aprendizagem do conteúdo curricular do curso. O contexto da investigação é o Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa – modalidade a distância, da Universidade Federal do Pará.