LER PARA APRENDER NO ENSINO SUPERIOR: QUE ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA, OS ALUNOS RECONHECEM UTILIZAR?
Maria Celina Teixeira Vieira (PUC-SP)

Todo o processo de ensino e aprendizagem, independentemente do nível de ensino, passa pela leitura de textos escritos pequenos ou grandes, de livros ou revistas, jornais ou internet. O texto escrito é chave mestra condição, por excelência, do processo ensino e aprendizagem. É instrumento básico ao professor, pois quaisquer que sejam as estratégias de ensino, sua base repousa, na maior parte das vezes, na capacidade de o aluno compreender o texto. O curso superior é, muitas vezes, a última oportunidade formal de tornar o cidadão um leitor competente. Nossos futuros educadores reconhecem utilizar estratégias quando estudam a partir de textos escritos? Para uma maior familiaridade e subsidiar a atuação prática do professor nosso objetivo foi conhecer e estudar, por meio do depoimento, de alunos de Graduação/Licenciatura as estratégias que reconhecem utilizar em textos escritos no processo de ensino e aprendizagem. A partir da caracterização dos sujeitos nos seus aspectos socioeconômicos e culturais identificamos, descrevemos, e analisamos as estratégias de compreensão leitora que reconhecem utilizar. Os cursos são de uma instituição particular, confessional de referência na cidade de São Paulo, SP, Brasil, reconhecida nacional e internacionalmente. O delineamento do tipo, “Levantamento” (GIL, 2002) permitiu um conhecimento direto da realidade á medida em que os próprios alunos informaram as estratégias que reconhecem utilizar. Fizemos uso de uma amostra probabilística com coeficiente de confiança 95,5%, de um questionário inspirado em pesquisas que investigam o letramento tais como: Kleiman (1995), Ribeiro (2003), Soares (1998). A aplicação do questionário foi por contato direto. Os resultados foram analisados sob a perspectiva sócio-cognitiva-interacional (SOLÉ, 1998), SMITH (1989) entre outros.