AS PRIMEIRAS TENTATIVAS EDUCACIONAIS NO BRASIL QUINHENTISTA EXPOSTAS NAS CARTAS DE MANUEL DA NÓBREGA
Luscelma Oliveira Cinachi Craice (PG DO – PUC-SP)

Este trabalho estuda as primeiras tentativas educacionais no Brasil quinhentista expostas nas cartas de Manuel da Nóbrega e utiliza-se das propostas da História das Idéias Lingüísticas para construir o saber do período da implantação da primeira etapa de nossa história educacional. Segundo Auroux (2001), o saber é um produto histórico, ou seja, resulta da interação entre tradições e contexto e o valor dos acontecimentos também é causa em sua história. E a história, aqui, é entendida de outra maneira, não como os historiadores positivistas de anos atrás, mas deslocada do interesse das construções teóricas e doutrinárias para uma visão de mundo escondida em outro plano da realidade enraizada na consciência do homem. Esta é a proposta da História das Idéias Lingüísticas. Nóbrega manteve, desde sua chegada à Baía de Todos os Santos a 29 de Março de 1549, uma extensa correspondência com os superiores da Ordem em Portugal e Roma e relatou, em detalhes, a fundação dos primeiros Colégios, necessários para educar melhor os meninos, e o movimento de unir à catequese a escola de ler e escrever português como uma escola de ensino primário obrigatório nas terras do Brasil. O resultado desta pesquisa foi o diálogo da atualidade com o passado, como comunicação entre os indivíduos no grande tempo e Nóbrega, ao deixar seu testemunho, abriu caminho a um enfoque conjunto e abrangente dos aspectos da história em que viveu.