ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE TEMATIZAÇÃO E DE FIGURATIVIZAÇÃO NA PUBLICIDADE DE SEGUROS
Luís Alexandre Grubits de Paula Pessoa (PG DO – UPM)

O presente trabalho analisa – sob a perspectiva da semiótica discursiva de linha francesa - as figuras de família de anúncios impressos de seguros de vida veiculados entre os anos de 2000 e 2008 em jornais do Rio e de São Paulo e em revistas de circulação nacional. O objetivo é examinar os procedimentos de tematização e de figurativização dessas peças publicitárias, apresentando os efeitos de sentido produzidos e situando a determinação ideológica do discurso. Para analisar a produção de sentido dos textos e interpretá-los, a semiótica discursiva de linha francesa faz uso do “Percurso Gerativo do Sentido”, um modelo estratificado que divide o plano do conteúdo do texto em três níveis, do mais simples e abstrato ao mais complexo e concreto: o profundo (ou fundamental), o narrativo e o discursivo. Este trabalho é delimitado ao estudo das estruturas discursivas e, em especial, à semântica discursiva, em que as formas abstratas da narrativa, assumida pelo sujeito da enunciação, são revestidas de elementos concretos. Conclui-se que os temas e figuras dos anúncios de seguros evidenciam certos aspectos do imaginário da família brasileira das classes média e alta, como, por exemplo, a divisão de responsabilidades entre o homem e a mulher (embora a posição do homem como “chefe de família” ainda seja predominante nesse discurso) e as famílias de poucos filhos. Além disso, ainda que possam ser apontadas exceções, percebe-se como o discurso analisado reafirma o modelo tradicional de família brasileira.