OS NÍVEIS DE ESCRITA NAS TURMAS DO 9º ANO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CASA NOVA
Juliana da Silva Reis (Campus III - Universidade de Pernambuco)

O ser humano a partir da sua necessidade de comunicação, contabilizar os produtos e registrar informações, criou a escrita. Ela possibilitou a conservação do patrimônio científico, cultural e intelectual de várias gerações durante o decorrer dos séculos, passando a ser ensinada na escola. Mas, a metodologia utilizada pelos professores ainda não é eficiente, existindo uma grande quantidade de alunos que possuem dificuldades em produzir textos. Diante de tal realidade, surgiu o seguinte questionamento: Quais os níveis de escrita dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal de Casa Nova- BA? O objetivo geral foi verificar os conhecimentos de todos os alunos, na área de escrita, de acordo com as exigências dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e os específicos foram: Observar as produções de textos dos alunos para identificação das possíveis deficiências; analisar o nível de escrita dos alunos e identificar as metodologias usadas pelo professor em sala de aula. Para a realização dessa pesquisa foi sugerido aos alunos que escrevessem um manifesto com o tema violência - escolhido pela maioria através de uma votação. Ao analisar os textos constatou-se que 99% dos 49 alunos pesquisados apresentam deficiências no momento da escrita, bem como o fato de que as metodologias do professor, muitas vezes, não são suficientemente adequadas para desenvolver a competência e o prazer pela escrita. Emília Ferreiro e Ingedore Koch tiveram papel imprescindível na fundamentação teórica e os PCN’s foram essenciais na metodologia de análise dos dados.