ANÁLISE DE TEXTOS DE LIVRO DIDÁTICO E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA
Lélia Silveira Melo Souza (Inco-Cepel Faculdade de Educação)

Nesta apresentação temos por objetivo discutir o desenvolvimento da competência leitora intermediada pelo livro didático. Para tanto, faremos um breve histórico da leitura, de seus primórdios até os dias atuais. Consideramos que essa visão mais ampla acerca da leitura nos ajudará a refletir com mais apuro sobre essa habilidade. Teremos, como pano de fundo para esse desenvolvimento histórico, autores como Fisher (2005), Manguel (2009), e Barbier (2008). Esses autores lançam uma luz sobre o desenvolvimento tanto da leitura, como do livro. Veremos que a concepção do ato de ler mudou muito no decorrer dos anos. Paralelamente, discutiremos também dois modelos de leitura: o interacionista e o psicolinguístico, que fornecem os subsídios necessários quando da análise dos textos no livro didático. Teremos, como apoio teórico para o modelo interacionista, Kleiman (2007), Antunes (2008) e Terzi (2006), e, para o modelo psicolinguístico, Mary Kato (1995). Essas duas visões, embora sejam apresentadas separadamente, não são excludentes e se complementam. Discutiremos a ideologia no livro didático, bem como algumas visões que aparecem nesse veículo de informação. Notamos que o livro didático não é neutro e sempre traz uma visão acerca da sociedade e dos papéis que os indivíduos representam. Efetuamos uma análise de um livro didático a fim de verificarmos se as perguntas sobre os textos ali contidos levam a uma competência leitora. O livro De Olho no Mundo do Trabalho, apesar de apresentar alguns problemas, mostrou-se compatível com a visão de leitura atual e desenvolve satisfatoriamente a competência leitora.