CONCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA E DE LINGUAGEM DO ENEM: REMENDO NOVO EM ROUPA VELHA
Katia Cilene Ferreira França (Universidade Federal do Maranhão)

O Exame Nacional do Ensino Médio emerge na década de 90 com a proposta de aferir a competência os alunos ao término da educação básica, a partir de uma “gramática comum”, assim como de fornecer uma referência pela qual o estudante se auto-avalie e decida sobe continuar ou não os estudos. Os relatórios de cada edição do ENEM, porém, apontam o rendimento de alunos das escolas publicas como baixo, principalmente se comparado àquele das escolas privadas – o que sinaliza para uma forma de classificação, já que a nota recebida é tratada como prova legitima do volume de capital cultural que o aluno possui ou não. Desvelar a concepção de competência e de linguagem que formam o ENEM, a fim de discutir tais resultados é a proposta desta comunicação, que tem como aporte teórico a Sociologia da Educação, a partir dos estudos de Bourdieu bem como a Linguistica pelas das pesquisas de Labov e de Bakhtin. Esta discussão pertence a minha pesquisa de Mestrado que tratou da relação entre fala e escrita e suas condições de produção. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a análise de textos dissertativos argumentativos dos alunos e entrevistas com os mesmos. Dentre os resultados está o indicativo de que as notas dos alunos funcionam como parte de um sistema de desigualdade social, que exclui sob o falso debate de democratização de oportunidades.
Palavras-Chaves: Enem – Competência – Linguagem – Sociologia da Educação - Linguistica