ORGANIZAÇÃO SOCIORRETÓRICA EM GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS EM EAD
Karlene da Rocha Campos (PUC-SP)

O tema deste trabalho, ainda em andamento, é o estudo da organização retórica da informação em gêneros textuais digitais. Acreditamos que os alunos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) estão, de modo geral, acostumados a certa organização retórica característica em gêneros utilizados na aula presencial. Alguns alunos de disciplinas semipresenciais de cursos de graduação da instituição, ao se depararem com uma organização retórica voltada para a educação a distância, via Internet, que se diferencia daquela a que estão acostumados, demonstram, de modo geral, dificuldades para compreender a nova situação e até mesmo resistência a ela. Tais fatores podem interferir nas práticas pedagógicas, tornando-as menos eficazes e, dessa forma, postulamos ser necessário considerar um modo de organização retórica da informação que propicie o envolvimento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem nessa modalidade. Pretendemos, nesta fase inicial da pesquisa, verificar quais são os gêneros textuais digitais presentes nas disciplinas semipresenciais de cursos de graduação da PUC-SP em que atuamos como docente e, ainda, analisar o modo como as informações se organizam no interior desses gêneros e a maneira como eles estão organizados no ambiente de uma das disciplinas. Trata-se de uma análise preliminar cujo objetivo é fornecer subsídios para observarmos, em etapa posterior, se tal organização converge para um processo de aprendizagem eficaz. Utilizamos como fundamento teórico os estudos sociorretóricos de gêneros de Miller (2009), Bazerman (2005), Swales (1990) e Bhatia (2003) e, ainda, o modelo bidimensional para análise de documentos e gêneros da WEB, proposto por Askehave e Nielsen (2004), que leva em consideração não só o modo de leitura de tais gêneros, em uma perspectiva tradicional – de linearidade –, como também o modo de navegação, em uma perspectiva hipertextual, verificando os propósitos comunicativos, os links e as estratégias retóricas empregadas para interação com o aluno.