A APOLOGIA DE PAULO NA SEGUNDA CARTA AOS CORÍNTIOS: UMA ANÁLISE RETÓRICA
Joelma Batista dos Santos Ribeiro (PUC-SP)

A Retórica se ocupa dos discursos prováveis e passíveis de serem questionados. Assim, tanto possibilita a organização do discurso persuasivo, quanto pode ser usada para a desmontagem desses discursos no sentido de melhor entender os mecanismos persuasivos utilizados. É sob essa segunda função da Retórica que realizamos este trabalho, com o intuito de responder a pergunta: Como as provas retóricas se constituem na apologia de Paulo?
Temos como objetivo investigar a constituição das provas retóricas: ethos, pathos e logos no discurso teológico, dada a importância e influência desse discurso na sociedade. Nossa amostra de análise consiste nos capítulos 10, 11, 12 e 13 da Segunda Carta aos Coríntios, que formam a Apologia de Paulo. Com vistas a auxiliar a análise, realizamos uma contextualização da comunidade de Corinto e apresentamos a biografia do apóstolo Paulo. Nosso trabalho está teoricamente embasado nos teóricos da Retórica Clássica e da Nova Retórica: Aristóteles (s/d), Michel Meyer (1993, 1994, 2007), Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca (1996).
Desta forma, iniciamos a análise com o resgate de alguns aspectos históricos, linguísticos e teológicos do relacionamento de Paulo com a comunidade de Corinto, e partimos para a investigação de cada uma das provas retóricas metodologicamente separadas. A análise constatou que a argumentação presente no discurso é tecida pelas provas retóricas que se entrelaçam e se imbricam, com o intuito de conquistar a adesão do auditório.