UM RECURSO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Janete de Andrade Sartori (UPM – FAMOSP)

Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso que tem por objetivo verificar em que medida o professor pode recorrer à intertextualidade como recurso à produção de textos na educação de jovens e adultos. Considera-se relevante esse estudo, por ser a intertextualidade um recurso lingüístico muito empregado nas diversas linguagens e ainda pelo fato de os alunos apresentarem dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita refletidas na produção dos textos. Parte do pressuposto de que o aluno da EJA, para quem se dirige a pesquisa, traz um repertório de informações decorrente de sua experiência de vida o que permite reconhecer as diferentes vozes presentes nos textos. Esse reconhecimento, quando utilizado intencionalmente, pode possibilitar a ampliação do repertório cognitivo e a construção de textos coerentes. Desenvolvida em forma de oficina de produção de textos, parte da leitura de imagens das obras – Os Retirantes de Cândido Portinari e Bandeiras e Mastros de Alfredo Volpi para constituir intertextos. Para o estudo do tema recorre a Delors (2001), Freire (1983, 1993, 1996), Bakhtin (2003) e aos documentos oficiais que orientam o ensino. Os textos produzidos indicam a ocorrência da intertextualidade implícita, explícita e temática, e refletem uma conscientização sobre as questões ambientais, sociais e culturais presentes nas comunidades. Conclui-se pela relevância do trabalho com a leitura da obra de arte para a produção de textos e pelo desenvolvimento de projetos, mediados pelas linguagens verbais e não-verbais, numa abordagem interdisciplinar, intertextual e contextualizada. (apoio - Mackpesquisa)