A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO NO GÊNERO FÓRUM EDUCACIONAL DIGITAL DO CONTEXTO JURÍDICO
Izilda Maria Nardocci (ESMP-SP – PUC/SP)

Nossa prática pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem aponta para a necessidade de explorarmos as estratégias interacionais de produção de sentido, principalmente no que se refere à construção do ethos discursivo dos sujeitos envolvidos em uma cena enunciativa. Tendo em vista tal preocupação, nossa pesquisa objetivou: examinar como os discursos elaborados nos fóruns educacionais digitais se constituem, tendo em vista as estratégias interacionais empregadas pelos envolvidos; verificar em que medida essas estratégias se revelam acordos discursivos, desencadeiam o entrelaçamento de sujeitos como construtores de conhecimento e identificar de que forma, nesse discurso, o ethos é construído. Para alcançarmos tais objetivos, embasamo-nos em estudos sobre Análise do Discurso, na perspectiva de Maingueneau (1997; 2005; 2008) e em estudos sobre fóruns educacionais digitais e estratégias de interação de Moore e Kearsley (2007). A pesquisa possibilitou-nos reconhecer que no discurso dos textos produzidos pelo professor as marcas linguísticas revelam um ethos comprometido em estreitar laços de cooperação com os seus co-enunciadores e no discurso dos textos produzidos pelos alunos, essas marcas projetam um ethos comprometido com o curso, interessado no aprimoramento profissional e com um bom nível intelectual, mas menos preocupado com a interação. Comprovamos, dessa forma, a tese de que a projeção discursiva do ethos assinala sua disposição para interagir de forma mais ou menos colaborativa, ou seja, o ethos pode empregar estratégias comunicativas que propiciam o estabelecimento de um maior grau de colaboração.